Semana da Mobilidade põe oliveirenses a caminhar e a pedalar

Data: 22/08/2019

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara de Oliveira de Azeméis promove no mês de setembro um conjunto de ações destacando-se a realização de uma caminhada, o II Encontro Regional de Veículos Elétricos e a atividade “Azeméis sobre Rodas”.
“Estas atividades enquadram as políticas municipais direcionadas não só para as questões da mobilidade e do ambiente como para a atividade física e a promoção de estilos de vida saudáveis”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
A ação “Azeméis sobre Rodas”, que vai para a rua no dia 20, pretende colocar os oliveirenses a pedalar e a usar a bicicleta como meio de transporte sustentável na cidade. Trata-se de um passeio intergeracional que percorrerá as principais ruas sensibilizando os participantes para a utilização deste meio no acesso aos serviços públicos e ao comércio do centro urbano.
No dia 22 decorrerá em Cucujães, pelas 10h00, a Caminhada Metropolitana, uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para os benefícios de andar a pé.
Segundo Joaquim Jorge, “caminhar é a melhor forma de se atingir uma vida mais equilibrada pelo que convido os oliveirenses a participar na caminhada fazendo desse dia uma grande jornada de promoção da atividade física e das suas vantagens para a saúde”.
A caminhada destina-se a todas as idades e, aquando da sua abertura, as inscrições deverão ser efetuadas na junta de freguesia e biblioteca de Cucujães ou através de um formulário online.
Nesse mesmo dia, na rua Dr. Ernesto Soares dos Reis, realiza-se o II Encontro Regional de Veículos Elétricos, uma ação desenvolvida em parceria com a associação UVE. Durante o dia haverá exposição e demonstração destas viaturas com test drives para quem quiser experimentar um veículo elétrico e contactar com a mobilidade elétrica.
Os mais novos não serão esquecidos tendo ao seu dispor atividades lúdicas e educativas na rua Aníbal Beleza.
A Semana Europeia da Mobilidade decorre entre os dias 16 e 22 de setembro adotando este ano como tema “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco”.

Programa completo aqui