Autarquia concede apoios sociais aos bombeiros

Data: 18/10/2019

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai conceder um conjunto de apoios sociais aos bombeiros do concelho tendo aprovado, esta semana, o respetivo projeto de regulamento de concessão.

O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, considera a aprovação “um marco histórico no relacionamento da autarquia com os bombeiros e um ato de justiça reconhecendo o seu papel insubstituível na proteção e socorro da nossa população”.

O projeto de regulamento aprovado contém uma série de vantagens para os elementos dos corpos de bombeiros que vão desde a atribuição de um seguro de acidentes pessoais ao apoio em processos decorrentes de atos no exercício das suas funções, redução ou isenção total do valor das taxas urbanísticas, redução da taxa do IMI, isenção de pagamento de estacionamento e refeições escolares gratuitas para os filhos que frequentam jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo.

O projeto de regulamento contempla também, entre outras regalias, “prioridade na atribuição de habitação social” e de bolsas de estudo para o ensino superior, benefícios na utilização das piscinas municipais, redução de 50% no preço dos eventos, entrada gratuita em museus do município, anuidade gratuita do Cartão jovem Municipal e atribuição de distinções honoríficas por serviços relevantes prestados pelos bombeiros.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, a concessão destes apoios “foi um compromisso que assumimos com os nossos bombeiros” tratando-se de um “sistema de incentivos merecido e ambicionado pelos soldados da paz desde há muitos anos mas que nunca foi concretizado”.

Para o autarca “com este conjunto de apoios os nossos bombeiros vêem reconhecido o seu extraordinário trabalho por toda a comunidade oliveirense”.