Centro de saúde de Cesar festejou 50 anos

Data: 23/10/2019

A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Nordeste, em atividade desde 2009, assinalou o 50º aniversário das instalações do centro de saúde de Cesar.

A efeméride ficou marcada pelo elogio ao serviço que a USF presta à comunidade e à região e pela importância que Ângelo Azevedo, antigo presidente da Junta de Freguesia de Cesar e ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, teve no processo de criação do centro de saúde.

“Esta resposta foi criada há 50 anos de forma visionária”, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, referindo-se ao “papel preponderante" do comendador Ângelo Azevedo no desenvolvimento do processo da criação, em 1969, da Delegação Clinica dos Serviços Médico Sociais da Caixa de Previdência que abrangia também as freguesias de Fajões e Carregosa.

Em novembro de 1987 a Junta de freguesia cedeu gratuitamente à Administração Regional de Saúde de Aveiro as atuais instalações construídas para o efeito.

“Foi preciso, na altura, muito arrojo e iniciativa porque avançar com uma iniciativa dessas não era uma tarefa fácil”, frisou Joaquim Jorge dando conta de que
“vamos continuar a investir neste setor procurando encontrar as respostas que os oliveirenses necessitam para ter mais e melhor saúde”.

A USF do Nordeste é parte integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga sendo constituída por uma equipa multiprofissional constituída por quatro médicos, quatro enfermeiros e três secretários clínicos.

Além do presidente da Câmara, a cerimónia teve a presença de Miguel Portela, diretor executivo do ACES Entre Douro e Vouga, Paulo Franco, coordenador da USF e Augusto Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Cesar.