Simulacro na biblioteca assinalou o exercício “A Terra Treme”

Data: 18/11/2019

A Câmara de Oliveira de Azeméis promoveu na biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC) um simulacro no âmbito do exercício “A terra Treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil destinada a sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e após a ocorrência de um sismo.

A ação teve a presença do presidente da autarquia, Joaquim Jorge, e o envolvimento de meia centena de alunos, professores, colaboradores da autarquia e leitores da biblioteca municipal. Esteve ainda envolvida a proteção civil, nomeadamente os bombeiros de Oliveira de Azeméis, que procederam ao resgate de pessoas, e elementos da Guarda Nacional Republicana.

O simulacro, que serviu também para testar o sistema de evacuação da BMFC, teve a duração de 15 minutos seguindo os três gestos de autoproteção que devem ser seguidos em caso de um sismo e que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar.

O exercício nacional “A Terra Treme” enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho continuado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil junto do Ministério da Educação no contexto da Educação para o Risco.