Oliveirenses dispõem de cuidados de saúde oral

Data: 18/11/2019

A ministra da saúde, Marta Temido, inaugurou o consultório de saúde oral instalado no centro de saúde de Oliveira de Azeméis, um equipamento que já proporcionou consultas a mais de 600 pessoas desde que entrou em funcionamento.

O consultório resultou de um investimento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis de cerca de 33 mil euros e tem contribuído significativamente para a melhoria da higiene oral dos oliveirenses levando o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, a elogiar aquilo que considerou ser “uma resposta com grande impacto na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos Oliveirenses”.

“Muitas das pessoas beneficiadas tiveram, pela primeira vez, a possibilidade de aceder a cuidados de saúde e higiene oral”, salientou Joaquim Jorge, destacando que o equipamento tem tido uma forte recetividade permitindo à população aceder a cuidados que não tinha antes.

O autarca destacou a importância das parcerias e do “trabalho em rede” que permitiram concretizar esta resposta, que a enorme adesão dos oliveirenses transformou num sucesso, promovendo e elevando a saúde das populações.

Também a ministra da saúde realçou a importância da colaboração entre as autarquias e a tutela para a “prossecução do direito à saúde”.

Referindo-se ao alcance do programa, Marta Temido disse tratar-se de “um projeto de reforço do Serviço Nacional de Saúde centrado nos cuidados de saúde primários” oferecendo “respostas resolutivas na vida das pessoas” pelo que “é fundamental a proximidade com as autarquias”.

A ministra destacou a aposta que tem sido feita na saúde oral, iniciada com a implementação do cheque-dentista ao qual se junta, agora, a rede de consultórios nos centros de saúde.

O diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Aveiro-Norte, Miguel Portela, considerou o programa “Saúde oral para todos” “uma das medidas com mais impacto na população”, adiantando que a procura pelo serviço “tem sido exponencial”.

O programa lançado pelo governo visa promover a saúde oral nos cuidados de saúde primários através de consultas de medicina dentária nos centros de saúde.