Exposição sobre a Assembleia da República na galeria Tomás Costa

Data: 13/01/2020

A galeria Tomás Costa acolhe até ao dia 29 deste mês, em OLiveirea de Azeméis, a exposição Assembleia da República – Imagens do Parlamento Português”.

A exposição mostra, nos 24 painéis expostos, as evoluções políticas deste órgão de soberania bem como as transformações do seu edifício-sede desde as suas origens como mosteiro beneditino.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, a exposição “é uma oportunidade para se revisitar o que é o parlamentarismo português e ficar a conhecer, ao mesmo tempo, o Palácio de São Bento e a importância que a Assembleia da República tem para a nossa democracia”.

A exposição é propriedade do Museu da Assembleia da República e é marcada por um acervo rico e elucidativo da importância do regime parlamentar português.

“Esperamos que esta exposição seja visitada pela comunidade oliveirense mas, sobretudo, pelos jovens para que fiquem a conhecer onde são tomadas, diariamente, decisões para o país e importantes para o seu futuro”, afirmou o presidente da Câmara, considerando que a exposição permitirá também à população “um contacto próximo com um edifício com um enorme simbolismo, representando aquilo que somos enquanto Estado e enquanto comunidade”.

Na abertura da exposição, a Assembleia da República fez-se representar por Miguel Sousa Lara e Francisco Távora a quem coube fazer a “viagem” pelos 24 painéis expositivos elucidando os presentes dos factos mais importantes da mostra.

A inauguração, presenciada por bastante público do qual se destacavam jovens estudantes, foi antecedida por um momento musical, da responsabilidade da Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

A exposição pode ser vista entre as 09:00 e as 12:30 e das 14:00 às 18:00 (de segunda a sexta-feira) e entre as 14:30 e as 18:00, aos sábados.