Exposição permite aos oliveirenses conhecer melhor a arte do fotógrafo Fernando Paúl

Data: 11/02/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou a exposição “Do estúdio ao laboratório”, uma mostra composta pelo espólio fotográfico de Fernando Paúl.

A exposição, de caráter permanente, está patente no arquivo municipal e foi inaugurada no dia em que o conhecido fotógrafo oliveirense completaria 98 anos de vida (10 de fevereiro).

Na sessão inaugural, que contou com a presença de Branca Paúl, filha do artista, o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, classificou Fernando Paúl como um “grande oliveirense que se confunde com a história de Oliveira de Azeméis do século XX ”.

O vereador destacou os registos que o fotógrafo foi fazendo de “cenas do quotidiano” e da vida dos oliveirenses que resultaram na existência atual de um “valioso arquivo fotográfico”.

“Fernando Paúl é, em grande medida, o responsável para hoje possuirmos um espólio e um registo patrimonial muito importante”, disse Rui Luzes Cabral, esperando que a sala que acolhe o espólio se transforme num espaço de aprendizagem aberto à comunidade e às escolas.

O responsável da cultura agradeceu à filha do homenageado a cedência do espólio do seu pai à guarda da Câmara Municipal.

A filha de Fernando Paúl destacou a exposição como um “valor acrescentado para a cultura e para o conhecimento das gerações vindouras”, considerando os registos fotográficos do seu pai como “documentos de incalculável valor”.

A inauguração teve a presença de crianças do Externato Infantil e Primário de Oliveira de Azeméis que puderam contactar, pela primeira vez, com os equipamentos usados pelo fotógrafo.

Entre o espólio exposto, o público pode apreciar todo o tipo de equipamento, materiais e técnicas utilizadas por Fernando Paúl ao longo do seu percurso profissional.

Da exposição destacam-se modelos antigos de câmaras fotográficas, o estúdio onde posaram gerações de oliveirenses, tanques de revelação dos rolos fotográficos, ampliadores, prensas e esmaltadeiras, um carimbo branco para identificação do estúdio e uma bancada de retoque que permitia melhorar a qualidade final das fotografias.

A qualidade técnica e artística que Fernando Paúl imprimia aos seus trabalhos conquistou a admiração e o reconhecimento de todos os oliveirenses.

O oliveirense, cujo nome faz parte da toponímia da cidade, dedicou toda a sua vida à fotografia e o seu trabalho documental transformou-se num registo essencial das mudanças que Oliveira de Azeméis sofreu ao longo do século XX e da memória do património cultural concelhio.