• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Serviço de Apoio ao Consumidor fez mais de 1300 atendimentos em 2019

Data: 03/03/2020
Oliveira de Azeméis

O Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor de Oliveira de Azeméis (SIAC) efetuou 1368 atendimentos em 2019, dos quais 37 foram de consumidores de outros concelhos, aponta um relatório deste organismo destinado a informar, apoiar e mediar problemas na área do consumo. 

Do documento sobressai não só o número de atendimentos mas também o conjunto de iniciativas promovidas no âmbito da Educação Para o Consumo e de Educação Financeira do consumidor.

As ações realizadas abrangeram todas as faixas etárias desde as crianças dos jardins-de-infância aos jovens e seniores tendo incidido, entre outras, em matérias como poupança, práticas enganosas e agressivas, sustentabilidade, gestão do orçamento familiar, alimentação saúdável e crédito ao consumo.

As ações de informação e de esclarecimento foram realizadas em escolas, juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social (IPPS).

A dinâmica do SIAC ficou marcada, assim, pelas 74 ações realizadas ao longo de 2019 envolvendo 1428 participantes. Outras cinco ações foram desenvolvidas por entidades parceiras, nomeadamente o Banco de Portugal, Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP) e Associação Defesa do Consumidor DECO.

O registo radiofónico “Minuto do Consumidor” foi um importante meio de divulgação e sensibilização dos munícipes para assuntos relacionados com a defesa dos seus direitos enquanto consumidores.

Destaque também para a manutenção da parceria com o CICAP para o qual foram encaminhadas 89 situações referentes a conflitos de consumo com incidência nas áreas das comunicações (32), energia (27) e tecnologias (10).

Em 2019 e através do Gabinete de Proteção Financeira da DECO o SIAC apoiou 107 munícipes no âmbito do endividamento. O maior número de apoios esteve relacionado com baixos rendimentos (73), apoio a terceiros (27) e baixas médicas (23).

Ao nível das queixas de conflito de consumo, a área das comunicações (26%) liderou a lista, seguida dos setores dos créditos bancários (22%), energia (19%) e águas e saneamento (11%).

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]