Covid-19: Presidente da Câmara Municipal: “Um extraordinário trabalho de equipa ”

Data: 10/04/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem centrado a sua atuação no combate à pandemia da Covid-19 num trabalho em equipa e de articulação entre os diversos agentes que atuam no terreno.

Além da decisão e implementação de um conjunto de medidas por parte da autarquia, esse trabalho tem sido feito em rede e em coordenação com as juntas de freguesia, forças de segurança, responsáveis da área da saúde e Comissão Municipal de Proteção Civil.

Num plano mais alargado, a articulação tem-se situado ao nível da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) e da Área Metropolitana do Porto (AMP) onde têm sido tomadas um conjunto de respostas importantes que procuram, segundo o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “dar respostas mais amplas e abrangentes, num contexto metropolitano, neste momento particularmente difícil para a população”.

O edil destaca o esforço supramunicipal efetuado afirmando que “no seio da AMTSM desenvolvemos um esforço financeiro conjunto de 100 mil euros para apoiar na compra de seis ventiladores”. Já a nível da AMP foi manifestado um apoio de 1,5 milhões de euros dos 17 municípios para a compra de equipamentos e material de proteção individual para as IPSS”.

Joaquim Jorge dá conta, também, da conta solidária aberta pela autarquia que já permitiu a aquisição de cinco ventiladores através de donativos de particulares e empresas oliveirenses.

O edil elogia o apoio dos empresários locais sublinhando que “têm sido extraordinários não só no apoio financeiro que dão à nossa região mas também no apoio que dão aos hospitais de referência do país”. Os industriais têm-se “multiplicado num conjunto de iniciativas” sendo muitos os que adaptaram as suas empresas, para a produção de material de proteção individual.

“Esperamos que o país depois tenha a oportunidade de lhes retribuir toda esta generosidade ajudando-os também no período pós-crise a recuperar a normalidade”, afirma Joaquim Jorge.

Para o edil, é importante que a população tenha “um comportamento adequado às circunstâncias e por isso muito responsável” permanecendo em casa, saindo apenas em situações inadiáveis.

“Peço aos oliveirenses que respeitem escrupulosamente todas as orientações que são dadas pela Câmara Municipal, pelas forças de segurança, pela Direção Geral da Saúde, pelo delegado de saúde local e pelos bombeiros, ou seja, por todos aqueles que fazem parte da estrutura da proteção civil municipal e que trabalham diariamente para proteger a população”, afirma Joaquim Jorge em jeito de apelo.

A Câmara continua a monitorizar o evoluir da situação, afirmando Joaquim Jorge que “a nossa maior e principal preocupação neste momento são os nossos seniores, sobretudo os que estão institucionalizados em lares residenciais para quem preparámos um plano de ação com respostas de grande proximidade, plano que é acompanhado no terreno por uma equipa técnica criada especificamente para o efeito”

O autarca tem acompanhado diariamente a situação junto das forças vivas e promete “tudo continuar a fazer para que ultrapassemos com o menor sofrimento possível esta dura provação”.

“Aquilo que estamos a fazer é um trabalho sério, responsável, ponderado, proporcional e adequado às difíceis circunstâncias com que estamos a ser confrontados. Para esse trabalho temos tida a ajuda extraordinária de todos os nossos parceiros e de toda a comunidade, a quem empenhada e reconhecidamente agradeço”, finaliza.