Assinado o auto de consignação da requalificação do Cineteatro Caracas

Data: 23/04/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou hoje o auto de consignação da empreitada de reabilitação do Cineteatro Caracas.

A empresa a quem foi adjudicada a obra tem, agora, um prazo de 450 dias, incluindo sábados, domingos e feriados, para executar a obra no valor de 4.947.105,09 euros.

Com a consignação da obra está dado o último passo para a autarquia avançar com a requalificação do principal equipamento cultural da cidade de Oliveira de Azeméis.

“Finalmente vamos avançar com uma obra desejada há muito tempo pelos oliveirenses transformando o cineteatro num equipamento moderno, funcional e dotado com todas as condições de conforto e segurança”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

Será feita uma remodelação profunda no edifício conferindo-lhe uma nova linguagem arquitetónica e melhorando as condições físicas e técnicas.

O projeto contempla, também, a criação de novos espaços como um pequeno auditório e uma sala polivalente, flexibilizando a sua utilização ao nível das atividades culturais.

Tendo em conta a antiguidade do imóvel, já com mais de 50 anos, e a ausência de obras, a intervenção terá em conta as questões da segurança evidenciando-se, por exemplo, a criação de uma nova saída de emergência para a rua Carlos Osório.

O projeto prevê um ligeiro aumento da área de implantação através da criação de dois pisos técnicos e da ampliação da torre de palco. A requalificação releva ainda as questões térmicas e de consumo energético e dá especial atenção aos espetadores de mobilidade condicionada.