Oliveira de Azeméis inaugurou centro de testes à Covid-19

Data: 28/04/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou hoje um “covid-drive”, uma estrutura que vai permitir, a partir de agora, a realização de testes ao coronavírus sem que os utilizadores saiam do carro.

“Esta é mais uma resposta de enorme importância que damos na prevenção e no combate à pandemia covid-19 proporcionando, de forma segura, a realização de testes, incluindo a utentes de lares, a população mais frágil e que, por essa razão, merece uma preocupação especial”, afirma o presidente da edilidade, Joaquim Jorge.

O centro de teste está localizado na zona desportiva, no exterior do pavilhão da escola secundária Soares Basto onde se encontra instalado o hospital de campanha.

A estrutura destina-se a doentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte (que engloba os concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra) e tem capacidade diária para 150 testes, seja em doentes de lares ou outros. A colheita é realizada em modelo Drive Thru, ou seja, com o utente dentro do veículo.

A abertura culmina um processo de negociações entre a Câmara Municipal e as autoridades de saúde e vai alargar a capacidade de oferta do ACES Aveiro Norte que, neste momento, segundo Miguel Portela, diretor executivo do Agrupamento, é já “muito superior” às necessidades pelo que este centro de rastreio poderá vir a ser utilizado também por utentes de concelhos vizinhos do ACES Aveiro Norte.

O centro Covid-19 permitirá aos utentes, previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde e com marcação prévia, deslocarem-se ao ponto de recolha e efetuar os testes com todas as condições de conforto e segurança sem oferecer risco de infeção a outras pessoas e aos profissionais de saúde.

Sem estes requisitos os utentes não podem dirigir-se ao centro de rastreio por iniciativa própria.

Segundo Miguel Portela, o resultado dos testes será comunicado ao utente num prazo estimado máximo de 48 horas.