Câmara Municipal lança “mapa minuto” e percursos pedestres para promover a atividade física

Data: 30/05/2020

Com vista à dinamização da atividade física e adoção de estilo de vida saudável, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis colocou nas ruas o programa “mapa minuto”.

Este programa consiste na identificação de percursos urbanos, que a população e todos aqueles que nos visitam, poderão percorrer a pé.

As placas informativas estão localizadas em algumas paragens TUAZ e foram dotadas das distâncias entre equipamentos, ou pontos de interesse na cidade, e que variam entre os dois e os 10 quilómetros, bem como a duração média do percurso.

“Através dessa informação procuramos sensibilizar as pessoas a deslocarem-se a pé, com a indicação das pequenas distâncias a que estão os principais equipamentos, ou locais de interesse, e os minutos necessários para lá chegarem”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, lembrando que “a prática de atividade física traz um conjunto de benefícios à vida das pessoas proporcionando-lhes bem-estar e mais melhor saúde”.

A quem circula pela cidade, o “mapa minuto” fornece informações em tempo e distância sobre cerca de três dezenas de equipamentos desde a Câmara Municipal, escolas, unidades hoteleiras, centro de saúde, GNR, instalações desportivas, bombeiros voluntários, hospital, igreja matriz, segurança social, cineteatro Caracas, arquivo municipal ao parque de La Salette, entre outros.

Em parceria com o ACES - Agrupamento de Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte, a autarquia desenhou um conjunto de percursos pedestres que os médicos poderão prescrever aos seus pacientes de acordo com as suas necessidades ou situação clínica.

Brochura com circuitos pedestre e exemplos de paragens com mapa minuto - abaixo

• Rua 25 abril
  • Rua José Moreira Dias