Câmara determina medidas adicionais para enfrentar covid-19

Data: 05/11/2020

Face à situação de calamidade, às novas medidas de controlo à pandemia covid-19 decretadas pela Resolução do Concelho de Ministros nº 92-A/2020 e ao facto do concelho ser considerado de risco, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis adotou ontem um conjunto de medidas adicionais.

Em conferência de imprensa, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, explicou as medidas de prevenção tomadas considerando que “o despacho produzido vai muito para além daquilo que resultou da resolução do Conselho de Ministros” contendo “medidas muito mais restritivas destinadas a evitar o contacto e a aglomeração de pessoas”.

A autarquia determinou o encerramento de vários equipamentos municipais (piscinas municipais, biblioteca municipal Ferreira de Castro, Centro Lúdico, arquivo municipal, Loja Interativa de Turismo, SIAC, Casa Museu ferreira de Castro, Berço Vidreiro e Loja Ponto Já). Foram ainda suspensas todas as atividades desportivas promovidas pelo município bem como todas as atividades de lazer ou turismo.

Também suspenso fica o agendamento até 30 de novembro de novos eventos (concertos, peças de teatro, workshops, formações e conferências) mantendo-se encerrados todos os parques infantis assim como passam a estar encerradas todas as instalações sanitárias públicas.

De forma a evitar a deslocação de pessoas idosas para a compra de bens de primeira necessidade, medicamentos e pagamento de faturas, foi reativado o serviço de estafetas em articulação com a rede de parceiros sociais e composto por recursos humanos da autarquia e das instituições particulares de solidariedade social.

Serão reforçadas ações de sensibilização à população sobre a adoção de comportamentos responsáveis e o uso de equipamentos de proteção individual.

No que se refere à realização de cerimónias fúnebres estas passa a ser restringidas apenas aos familiares.

O despacho inclui medidas e orientações a nível interno, nomeadamente o teletrabalho obrigatório, a realização das reuniões do executivo municipal via online e o reforço das linhas telefónicas para atendimento ao munícipe.

O atendimento presencial no Gabinete de Atendimento ao Munícipe mantém-se mas com a obrigatoriedade do atendimento por marcação embora na prestação dos serviços aos cidadãos devam ser privilegiados os meios digitais e as linhas existentes para o efeito.

Sobre a situação pandémica no concelho o autarca deu a conhecer que o concelho possui “988 pessoas infetadas desde o início da pandemia”, com uma taxa de recuperação de doentes que segundo as ultimas informações disponíveis era de 80,7%. Em vigilância ativa na Unidade de Saúde Pública que abrange os concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra há a registar 1392 pessoas.

Dos 83 doentes internados no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga 12 são de Oliveira de Azeméis, dos quais cinco estão na unidade de cuidados Intensivos.

Joaquim Jorge deu a conhecer algumas ações que vêm sendo desenvolvidas, nomeadamente a deslocação de uma equipa técnica às escolas com o objetivo de avaliar a situação e a “eficácia e a aplicabilidade dos planos de contingência”.

Idêntico trabalho é feito em relação às Instituições Particulares de Solidariedade Social com a Divisão Municipal de Ação Social a contactar semanalmente as IPSS fazendo um acompanhamento “procurando perceber o ponto da situação, a aplicação dos planos de contingência e com que tipo de necessidades e constrangimentos se confrontam”.

No dia 10 deste mês vão iniciar-se pela SS as “testagens preventivas, numa primeira fase, aos colaboradores das IPSS com mais de 50 utentes” e irá manter-se a distribuição regular de material de proteção individual às instituições.

A Câmara Municipal está a trabalhar num centro de acolhimento Covid, no Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo, com capacidade, numa primeira fase, para 16 camas e apoiado por uma equipa de enfermagem permanente e assistência médica quatro horas por dia.

Segundo Joaquim Jorge “estamos num quadro de atualização permanente da informação e da adequação das respostas ao nível da nossa atuação”.