Câmara Municipal atenta aos efluentes industriais

Data: 07/03/2021

As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do concelho têm registado a chegada de efluentes que, por apresentarem características físico-químicas não conformes com os limites definidos em regulamento próprio, causam graves prejuízos ao sistema de tratamento de águas residuais aí implementado.

Segundo a Associação de Municípios Terras de Santa Maria (AMTSM), um dos fatores que influencia o desempenho das ETAR é a qualidade dos efluentes que chegam àqueles equipamentos, daí a importância de os monitorizar tendo em conta que estes, muitas vezes, apresentam “valores incomuns para águas residuais domésticas, com características anómalas face ao habitualmente tratado nestas infraestruturas, colocando em causa o sistema de tratamento e respetivo cumprimento dos valores limite de emissão constantes das licenças de descarga de domínio hídrico em vigor".

Assim, atendendo às características das águas residuais que têm dado entrada nas ETAR, a AMTSM está a proceder à caraterização dos efluentes industriais de forma a, por um lado, detetar irregularidades nos efluentes industriais que são lançados na rede em baixa e, por outro, introduzir melhorias no funcionamento do sistema de tratamento.

No âmbito desse trabalho e considerando a importância de reforçar as ações de monitorização da qualidade do efluente, esta semana a Câmara Municipal acompanhou a AMTSM na recolha de amostras de efluentes industriais no concelho, com o objetivo de perceber no terreno as debilidades do sistema e as situações que devem merecer um reforço de fiscalização.