Seis milhões de Euros para alargar redes de água e saneamento no concelho

Data: 05/07/2021

As freguesias de Madail, Fajões, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis e Santiago de Riba-Ul vão beneficiar, muito em breve, de um investimento de mais de 6 milhões de Euros, para a expansão das redes de água e saneamento, investimento que resulta de uma candidatura ao POSEUR, sendo que metade será assegurado por fundos comunitários e o restante pelo orçamento municipal.

O investimento vai permitir alcançar, no final de 2022, uma taxa de cobertura da rede de água de 86,9% e uma taxa de cobertura da rede de saneamento de 62%, que vão proporcionar um incremento de mais de 43 Km de rede, no total dos territórios intervencionados, beneficiando cerca de 2000 novos alojamentos.

A empreitada inclui a construção de um reservatório de água, na freguesia de Fajões, e de uma ETAR, no Pinheiro da Bemposta, concurso público já publicado em Diário da República, “infraestruturas de extrema importância ao nível ambiental e que terão um impacto direto muito positivo na qualidade de vida de tantos oliveirenses”, refere o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

O Autarca encara a expansão das redes de água e saneamento de forma determinada, “uma meta que será prosseguida no futuro próximo como um objetivo estratégico fundamental para que o concelho alcance, em 2030, taxas de cobertura de água de 95% e taxas de cobertura de saneamento de 85 a 90%”.

De realçar que nos últimos anos, foram feitos investimentos importantes nas redes de água das freguesias de Cucujães, São Martinho da Gândara, Travanca, Ul e Madail, estando a decorrer investimentos nas redes de saneamento nas Freguesias de Cucujães, São Roque, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo, Santiago de Riba-Ul e Oliveira de Azeméis. Com este novo investimento, a iniciar muito em breve, estão alocados mais de 12 milhões de euros no reforço das redes concelhias de água e saneamento.

A aposta na melhoria destas infraestruturas básicas são uma mais-valia fundamental para o desenvolvimento socioeconómico do concelho, acompanhando as fortes dinâmicas industriais e comerciais, a vitalidade do movimento associativo e a riqueza do património humano, histórico e cultural de Oliveira de Azeméis.

Para Manuel Alberto Pereira, Susana Mortágua e Óscar Teixeira, Presidentes das Juntas de Freguesia dos territórios envolvidos, este investimento é demonstrativo da grande aposta colocada em dotar o concelho com estas infraestruturas básicas, o que permitirá aumentar a qualidade de vida dos oliveirenses, a atratividade e a competitividade do concelho, favorecendo a fixação de pessoas e empresas e valorizando as grandes potencialidades ao nível do turismo industrial, patrimonial e ambiental.