Autarquia distribui pelos bombeiros do concelho equipamentos de proteção doados pela INDAQUA

Data: 08/07/2021

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai distribuir pelas duas corporações de bombeiros do concelho os 40 equipamentos de proteção individual para apoio ao combate a incêndios doados esta tarde pela INDAQUA à Proteção Civil Municipal.

A oferta insere-se na política de responsabilidade social da concessionária responsável pelo abastecimento de água e pela gestão e tratamento de águas residuais e vem reforçar a capacidade de resposta das duas corporações através da doação de novos equipamentos de proteção individual e também de comunicação, nomeadamente óculos de proteção, máscaras florestais, cilindros de ar comprimido e aparelhos de comunicação por rádio, identificados pelas corporações de Oliveira de Azeméis e de Fajões como as necessidades mais imediatas.

“Para as nossas corporações, assegurar a renovação frequente destes equipamentos de proteção individual é, por vezes, uma dificuldade acrescida à já difícil missão de combate aos incêndios. Por isso, acolhemos com entusiasmo esta iniciativa da INDAQUA Oliveira de Azeméis”, refere Alberto Godinho, Responsável pela Proteção Civil.

A INDAQUA considera uma parte fundamental da atuação das corporações de Bombeiros a sua correta preparação de meios humanos e técnicos para o combate aos incêndios florestais ou urbanos, uma preocupação que está na base da doação feita ao município oliveirense.

“Aproximamo-nos da altura do ano em que o esforço e a resistência destes profissionais são especialmente postos à prova. A INDAQUA Oliveira de Azeméis procurou reconhecer, desde já e através deste contributo, ambas as corporações de Bombeiros Voluntários do concelho enquanto peças fundamentais para a garantia da segurança de todos os oliveirenses”, afirma Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.

Nos diversos concelhos em que assegura o abastecimento de água e/ou a gestão e tratamento de águas residuais (Oliveira de Azeméis, Fafe, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde), a INDAQUA tem apoiado e reconhecido o trabalho de diversas instituições com quem partilha a missão de promover o bem-estar das comunidades locais. Em Oliveira de Azeméis, já este ano tinha sido doada mais de uma dezena de equipamentos informáticos ao Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, IPSS do mesmo concelho.