Campanha de incentivo e apoio à esterilização de animais de companhia 2021

Data: 08/09/2021

No seguimento da Lei n.º 27/2016, que incumbe os municípios de promover campanhas de esterilização de animais errantes como medida de maior eficácia no controlo da sua sobrepopulação, encontra-se em vigor a Campanha de Incentivo e Apoio à Esterilização de Animais de Companhia para o ano 2021.

Esta campanha visa apoiar os munícipes que tenham animais de companhia, contribuindo para a saúde e bem-estar dos mesmos e para o combate ao abandono e maus tratos a animais.

As candidaturas decorrem até ao dia 20 de setembro, mediante preenchimento de requerimento próprio e anexando a documentação aí solicitada, que devem ser entregues no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal.

A esterilização de cães e gatos será gratuita para cidadãos residentes e recenseados no Município de Oliveira de Azeméis em situação de grave carência económica, portadores do Cartão Municipal de Família Numerosa ou do Cartão Municipal Sénior, Bombeiros e animais resgatados da rua sem doenças, sem dono, nem microship, para os quais haja adotante.

Após receção, análise e elegibilidade de candidaturas, o Serviço Médico Veterinário Municipal entrará em contacto com os agregados familiares selecionados para marcação do ato médico cirúrgico, que será realizado no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de Santa Maria.

Para os animais que ainda não possuam identificação eletrónica ou vacinação antirrábica, o Município assegurará esses serviços, gratuitamente, através do Canil Intermunicipal da Associação de Municípios Terras de Santa Maria, no próprio dia do ato médico-cirúrgico.

Para mais esclarecimentos, visite a página do Município em www.cm-oaz.pt.