Arrancou hoje a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me vivo”

Data: 09/09/2021

Iniciou-se hoje, 9 de setembro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, uma ação conjunta da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A campanha tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança prolongando-se até ao dia 15 deste mês.

De forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que diz respeito à correta utilização dos dispositivos de segurança, a campanha “Cinto-me vivo” integra ações de sensibilização pela ANSR, informando os condutores sobre os perigos, impactos e consequências de não utilizar corretamente os dispositivos de segurança além de operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2021.

Sabia que numa colisão, um veículo para numa fração de segundo mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente? Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.

O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.

- Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança
- Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância
- Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.