Orçamento municipal para 2022 é de 53,7 milhões de euros

Data: 16/12/2021

O orçamento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis para 2022 eleva-se aos 53,7 milhões de euros, representando um aumento de 3,3 milhões de euros relativamente ao orçamento inicial de 2021.

Aprovado em Assembleia Municipal, o documento apresenta a beneficiação, a ampliação e a conservação da rede de saneamento como o principal investimento do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) estando afetada, para tal, uma verba de 3,1 milhões de euros.

O orçamento elege também como investimentos estratégicos a Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro, onde serão investidos dois milhões de euros, e a requalificação da EBS de Fajões, com uma verba de 1,7 milhões de euros.

“Estas são apenas três das áreas em que iremos atuar em 2022, setores fundamentais para o futuro do concelho”, refere o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, acrescentando que “o orçamento reflete a visão do executivo sobre o ciclo de desenvolvimento que se pretende para o município e, consequentemente, para o bem-estar e para a qualidade de vida dos oliveirenses”.

O autarca considera o orçamento ambicioso e demonstrativo da capacidade de investimento da autarquia a nível de capitais próprios para executar o nível do Plano Plurianual de Investimentos.

As principais áreas de atuação serão, assim, o Ordenamento do território, dotado com 11,8 milhões de euros, a Educação, com 11,7 milhões de euros, e a Cultura com 3,3 milhões de euros, a mesma verba que está afeta ao setor dos Serviços urbanos ambientais.

As áreas de transportes e comunicações vão absorver 2,3 milhões de euros, a Proteção Civil e Conservação da Natureza 1,4 milhões de euros, o apoio às famílias um milhão de euros e o comércio 565 mil euros. O orçamento prevê o reforço financeiro (mais 15% em relação a 2021) na transferência de verbas para as Juntas de Freguesia, no montante global de dois milhões de euros.

No que se refere a obras constantes do PPI destaca-se, entre outras, investimentos nas zonas industriais do Nordeste, de Nogueira do Cravo/Pindelo e Oliveira de Azeméis, a beneficiação do parque escolar (ensino básico), a requalificação da escola Bento Carqueja, a conservação da rede viária, o edifício para Nova Centralidade - Mercado e Estação Multimodal de Transportes, o edifício para Espaços Multiusos – Fórum Municipal, a requalificação da rua do Mosteiro, o albergue de peregrinos e o posto da GNR de Cesar.

Quanto às despesas correntes o orçamento aponta para um aumento de 972 mil euros contribuindo para este acréscimo as despesas com o pessoal, as aquisições de bens e serviços e as transferências correntes. Já quanto às despesas de capital há a registar um aumento de 2,33 milhões de euros.

No que se refere às taxas de impostos para 2022, referentes à Derrama, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), Taxa de Participação no IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem os valores mantêm-se relativamente ao corrente ano.