Campanha “Vive a Democracia” apela ao voto dos jovens e ao debate de ideias

Data: 13/01/2022

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) têm em curso a Campanha Nacional «Vive a Democracia» que pretende dar um impulso à participação jovem na vida da democracia do país através de uma aposta na literacia política, apelando ao voto e ao debate de propostas e ideias para a construção de um Portugal para jovens.

Sob o lema «Política é Cidadania», a campanha decorre em formato online e visa o fortalecimento da democracia através da consciencialização da juventude para uma cidadania ativa, responsável e plena.

“No contexto das próximas eleições legislativas, que decorrem no dia 30 de janeiro de 2022, é importante mobilizar a juventude para este ato eleitoral, com o principal objetivo de combater o fenómeno crescente da abstenção eleitoral jovem no nosso país que, nas últimas eleições presidenciais, atingiu os 48-55%”, referem os organizadores, acrescentando que “14% dos jovens, entre os 18 e os 34 anos, nunca votaram em nenhuma eleição”.