Comemora-se hoje o centenário do nascimento de Fernando Paúl

Data: 10/02/2022

Fernando Elísio Alves Dias Paúl nasceu em Oliveira de Azeméis a 10 de Fevereiro de 1922, no local onde sempre foi a Foto Paúl.

Foi um oliveirense notável que se confunde com a história de Oliveira de Azeméis do século XX e que dedicou toda a sua vida à fotografia. Fernando Paúl é, em grande medida, o responsável para hoje possuirmos um espólio e um registo patrimonial muito importante.

O seu trabalho documental transformou-se num registo essencial das mudanças que Oliveira de Azeméis sofreu ao longo do século XX e da memória do património cultural concelhio.

A qualidade técnica e artística que Fernando Paúl imprimia aos seus trabalhos conquistou a admiração e o reconhecimento de todos os oliveirenses.

Foi um grande amante da sua terra, que sempre colaborou em iniciativas que significassem o desenvolvimento e a dignificação de Oliveira de Azeméis, lutando em prol das causas que considerava nobres e dignas.

No dia de comemoração do centenário do seu nascimento prestamos tributo à sua memória e ao importantíssimo papel que desempenhou na preservação da história, dos costumes e das tradições oliveirenses.

Para assinalar a data irá ser inaugurada no próximo sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 10h30, uma exposição intitulada "Imagens de quem somos! Pela objetiva de Fernando Paúl", que estará patente até ao dia 12 de março no Mercado Municipal Provisório de Oliveira de Azeméis e onde será apresentado um conjunto de fotografias capturadas pela lente do fotógrafo e que elevam a identidade oliveirense.