• Serviços Online
  • Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Azeméis é Vida

Oliveira de Azeméis lança projeto pioneiro na área da mobilidade

Data: 05/09/2017
Oliveira de Azeméis
AzeméiSIM

Oferecer ligações económicas e aproximar as populações mais distantes do centro urbano é o objetivo da rede “AzeméiSIM”, uma solução de transporte que, desde hoje, permite aos munícipes deslocarem-se a baixo custo aos principais organismos e serviços públicos da cidade.

O serviço entrou em funcionamento esta sexta-feira e resultou de um desafio lançado pela autarquia ao operador “Transdev” que respondeu com uma solução de cinco linhas, uma por cada dia útil da semana, destinadas a servir as localidades mais afastadas da sede do concelho.

As viagens têm o preço único de um euro para toda a rede mas serão gratuitas até ao dia 22 deste mês, último dia da Semana Europeia da Mobilidade.

Para a autarquia este projeto é mais um passo na sensibilização da população para o uso de meios de transporte alternativos fazendo parte das políticas de mobilidade e sustentabilidade do município que passam, neste caso, pelo reforço da rede de transportes públicos.

A medida resolve também o problema da dispersão demográfica do concelho através do reforço dos meios de deslocação dos munícipes a serviços e organismos no centro da cidade.

Além de um circuito urbano na sede do concelho, entre segunda e sexta-feira, a rede de transporte permite ainda ligações entre freguesias servindo os respetivos centros de saúde. Os autocarros estão equipados com condições para utentes com necessidades especiais.

Sobre este projeto pioneiro de mobilidade no município o administrador da “Transdev”, Amândio Oliveira, afirma que a solução encontrada “vem proporcionar à população de Oliveira de Azeméis o acesso a uma rede de transportes que, de forma sustentável, permite ligações fáceis e económicas aos principais polos da cidade”.

“Os projetos SIM são a resposta da Transdev às necessidades das populações com reduzida oferta de transporte público, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social”, afirma Pierre Jaffard, CEO da Transdev.

A “Transdev” opera em Portugal desde 1997, com especial incidência nas regiões Norte e Centro tendo transportado em 2016, nas redes urbanas e interurbanas, mais de 23 milhões de passageiros e percorrido quase 35 milhões de quilómetros. 

  • Casa Museu Ferreira de Castro Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO Mobile Facebook
  • Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis
  • Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Rede Social Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Cineteatro Caracas
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados