• Serviços Online
  • Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Azeméis é Vida

XXI edição do Mercado à Moda Antiga| 20 e 21 de maio

Data: 18/05/2017
Oliveira de Azeméis
Cartaz oficial

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis organiza a 20 e 21 de maio, em parceria com a FAMOA - Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, a XXI edição do Mercado à Moda Antiga.

Dezenas de associações e coletividades do concelho, com a ajuda de quase dois mil figurantes trajados ao tempo, unem-se para apresentarem uma recriação fiel do mercado que se realizava no final do século XIX na então chamada “Praça dos Vales”.

O evento é uma montra das tradições e costumes de outrora onde o visitante ou turista pode ver de tudo, devidamente decorado a rigor: artesãos, utensílios antigos, tendas com produtos agrícolas, comes e bebes tradicionais, música popular e tradicional a cargo de ranchos folclóricos, animação de rua e profissões tão distintas como a cesteira, o tecelão, a padeira que confeciona o famoso pão de Ul, o tamanqueiro, entre outros ofícios.

O centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis é, durante dois dias, local privilegiado de gerações que se cruzam, falam e convivem com um passado coletivo, rico de tradições e cultura. É um passado que os oliveirenses revivem com orgulho, levando para as ruas a sua identidade e história, numa demonstração clara da capacidade mobilizadora do seu movimento associativo.

O Mercado à Moda Antiga nasceu em 1997 com o objetivo de se realizar apenas nesse ano mas o projeto acabou por ter continuidade e ganhar projeção nacional. Vinte anos depois, o evento, que tem atraído visitantes de muitas regiões do país, arrasta multidões e é considerado a maior manifestação desse género na Área Metropolitana do Porto.

Este ano uma das novidades do evento é o Encontro Internacional de Concertinas que, além de ser uma montra das tradições e costumes da população há mais de 100 anos, procura ser também um meio de difusão da riqueza etnográfica e popular. 

O objetivo do Encontro Internacional é reunir o máximo de executantes e amantes da concertina, criando uma simbiose entre os grupos locais e os visitantes à volta deste instrumento incontornável da cultural musical popular.

Contando com mais de 300 concertinas, o evento tem já confirmada a presença do italiano Dino Baffetti, expoente máximo na construção de concertinas e acordeões e que proporcionará aos visitantes momentos inesquecíveis, quer promovendo uma oficina, quer ensinando como se constrói e toca este instrumento de música semelhante a um pequeno acordeão.

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem confirmado já outro nome importante no Encontro de Concertinas, o campeão do mundo de Acordeão Diatónica, Alessandro Gaudio, presença assegurada pela “Baffetti Itália”.

O Encontro Internacional de Concertinas, que marcará a edição deste ano do Mercado à Moda Antiga, é organizado pelo grupo local “Música Acordes e Tradições”, em parceria com a autarquia e contará com a presença de nomes importantes da concertina e acordeão do panorama nacional. 

  • Casa Museu Ferreira de Castro Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO Mobile Facebook
  • Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis
  • Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Rede Social Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Cineteatro Caracas
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados