Água e saneamento

Data: 05/03/2014

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis informa que foi dado mais um passo importante para um objetivo que é há muito desejado por todos os oliveirenses: atingir uma cobertura próxima dos 100% nas redes de abastecimento de água e de saneamento básico em todo o Concelho.

O mês de março dá início à gestão dos serviços de água e saneamento básico municipais pela empresa Indaqua, que venceu o concurso internacional lançado pela autarquia.

Trata-se de uma concessão por um período de 30 anos, na qual estão garantidas tarifas compatíveis, estáveis e abaixo da maioria das praticadas nos concelhos pertencentes ao distrito de Aveiro.

Um projeto que implica investimentos indispensáveis, cujo montante global é da ordem dos 60 milhões de euros e que o município não tem capacidade financeira para suportar.

Só nos próximos três anos, vão ser investidos cerca de 7 milhões de euros na melhoria das redes de abastecimento de água e tratamento de águas residuais existentes, na melhoria do serviço, na melhoria dos equipamentos e das instalações, na melhoria da qualidade da água e redução das perdas, na despoluição das linhas de água do Concelho (rios, ribeiras, etc.), entre outros.

E, mais importante, na construção de uma nova ETAR, que aumentará a capacidade de tratamento das águas residuais de 22% para 42%. No total, mais de 28 mil munícipes passarão a ter as suas águas residuais tratadas, muito mais que o dobro do número atual.

Estes números não são ainda os que desejamos, mas são um começo. Os fundos comunitários para o período 2014-2020 contemplam verbas para as infraestruturas dos serviços de água e saneamento.

Estamos empenhados e atentos desde já para conseguir o financiamento que nos permita cumprir o nosso objetivo, tal como o conseguimos nos últimos quatro anos para outros projetos municipais como o Parque de La Salette, o Parque do Cercal e a Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro.

Porque a inexistência de uma cobertura total de rede de água e saneamento é um atentado à saúde pública e ao meio ambiente, e incompatível com uma sociedade moderna, continuaremos a lutar para eliminar definitivamente este problema que nos afeta a todos e pugnaremos por um futuro ambientalmente sustentável e melhor para as atuais e futuras gerações.