• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Aprovada a área de acolhimento empresarial de Ul-Loureiro

Data: 13/04/2011
Oliveira de Azeméis
Futura Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, através do ON - Programa Operacional do Norte, aprovou a candidatura da Câmara de Oliveira de Azeméis para a construção da Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Ul-Loureiro.

O investimento, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ascende a 14,5 milhões de euros dos quais 7,7 do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pretende requalificar o tecido empresarial, promover a competitividade e apostar na inovação e na instalação de novas empresas.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «a criação da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro enquadra-se na estratégia do desenvolvimento económico do município que passa pela aposta na formação e na criação de espaços modernos e atractivos para os empresários».

«Queremos tornar o concelho ainda mais competitivo e mais exportador mas para isso precisamos de estar ao lado dos industriais, criando-lhes as melhores condições, e aproveitar o conhecimento e o saber das instituições e centros de investigação dos quais destaco a Universidade de Aveiro», afirma.

O autarca refere que a aprovação da candidatura «permitirá avançar com um espaço industrial de excelência, à altura da capacidade empreendedora e exportadora de Oliveira de Azeméis».

O projecto da AAE aponta para a construção de espaços que vão desde a simples instalação das empresas às novas gerações do empreendedorismo e á partilha de formação, informação e transferência de tecnologia.

A AAE, a implantar em 44 hectares, pretende ser uma plataforma de serviços inter-relacionados e de elevada intensidade tecnológica integrando serviços direccionados para a inovação, facilitada pela proximidade às entidades do sistema científico e tecnológico.

O projecto tem preocupações ao nível da qualidade ambiental e urbanística e aposta no empreendedorismo através da incubação de empresas e do alojamento de unidades após a fase embrionária.

A candidatura aprovada contempla ainda «serviços de apoio às empresas e trabalhadores» destacando-se agências bancárias, postos dos CTT, lojas comerciais, campos de jogos, percursos pedonais, parque infantil e estabelecimentos de restauração.

O plano de urbanização industrial envolve um edifício destinado a «serviços públicos e privados» onde são dadas informações sobre legislação, certificação e informação económico-financeira e de mercado.

O apoio estende-se também ao aconselhamento e suporte directo em matérias como o planeamento, marketing, design, desenvolvimento de produto, finanças, consultoria de gestão, contabilidade e tecnologias da informação e comunicação.

Outras matérias terão a ver com as áreas do financiamento (intermediação em empréstimos e na área do capital de risco, garantias e subsídios) e da organização de eventos (conferências, seminários, feiras, exposições e missões de negócios).

O edifício terá espaços destinados a auditório, salas de reuniões e de formação.

A Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro apresenta condições geográficas privilegiadas situando-se no limite sul da Área Metropolitana do Porto e no limite norte do distrito de Aveiro.

A AAE está próxima dos eixos rodoviários norte-sul e Este-Oeste (A25, AE1, A29, linha ferroviária do Norte) de fácil acesso a todo o país e ao estrangeiro, permitindo a ligação à Europa, aos Portos de Aveiro e Leixões e ao aeroporto Sá Carneiro.

GALERIA DE IMAGENS
  • Futura Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]