Área Metropolitana do Porto tem plataforma online para consultar transportes públicos em tempo real

Data: 27/10/2014
Hermínio Loureiro apresentou plataforma da mobilidade

A ferramenta tecnológica mobilidade.amp, disponível através do endereço http://mobilidade.amp.pt/pt/, foi hoje apresentada pela Área Metropolitana do Porto (AMP) no Coliseu do Porto. Esta ferramenta, com acesso gratuito, permite, através das plataformas web e mobile, aceder em tempo real aos transportes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto. Todos os utentes dos transportes públicos da região e todos aqueles que a visitam dispõem agora de um serviço que lhes permite pesquisar e calcular as rotas que utilizam no seu quotidiano.

“A plataforma mobilidade.amp oferece um novo serviço e dá um contributo importante a todos aqueles que no seu dia-a-dia privilegiam os transportes públicos para se deslocarem na área metropolitana. Este é um excelente exemplo de que juntos, em concertação e cooperação, os municípios da AMP conseguem oferecer às populações locais e a quem nos visita um serviço facilitador para o seu dia-a-dia”. afirmou Hermínio Loureiro. O Presidente da AMP frisou ainda que “o Conselho Metropolitano do Porto está a marcar a diferença, concentrando energias para melhorar e otimizar o transporte público”. Referindo-se ao trabalho realizado no último ano, o autarca realçou que este tem sido “um caminho de descrição mas de firmeza” e que “o Portugal 2020 pode ser a última oportunidade deste território para recuperar o tempo perdido. Não podemos falhar. Estamos preparados para assumir novas oportunidades e novos desafios”.

Lino ferreira, Primeiro-Secretário da Comissão Executiva da AMP, deu nota na sua intervenção de que “o projeto hoje apresentado personifica o verdadeiro espírito metropolitano”. Sublinhou que “a AMP é a primeira área metropolitana a disponibilizar a toda a população uma ferramenta deste género” e destacou a importância dos operadores, da Autoridade Metropolitana dos Transportes do Porto, da empresa OPT e de todas as entidades envolvidas com a AMP para que esta ferramenta fosse uma realidade. Por fim, destacou que “a regionalização faz-se destes pequenos passos, nos quais se encontram soluções para resolver problemas comuns”.

Por seu turno, Teresa Sá Marques, co-coordenadora do Plano Estratégico de Base Territorial da AMP, realçou que “o projeto mobilidade.amp está diretamente relacionado com o novo quadro comunitário, no qual uma área prioritária de investimento está direcionada para as questões da mobilidade intermodal, assim como para a adoção de medidas para reabilitar o ambiente urbano". Analisando o território, a professora afirmou que “somos uma área metropolitana muito dispersa e temos de responder aos desafios da mobilidade. Nos últimos anos privilegiou-se a utilização do automóvel. Neste novo quadro comunitário temos de pensar nos transportes coletivos e em outros tipos de transportes alternativos.”

A responsável lembrou os problemas de isolamento, sobretudo dos mais seniores, que estão associados à questão da mobilidade.

O Secretário Metropolitano, Avelino Oliveira, apresentou a ferramenta mobilidade.amp, contando com a colaboração de Fernando Vieira, Coordenador da equipa de programação tecnológica da OPT, que mostrou quatro exemplos práticos de percursos.

O responsável da AMP salientou que a ferramenta mobilidade.amp “é uma plataforma giratória e agregadora de todos os projetos relacionados com a mobilidade da AMP, incluindo a divulgação das nossas câmaras municipais”. Avelino Oliveira, falando numa perspetiva de crescimento permanente deste novo serviço, apelou à “colaboração de todos os operadores sem exceção para se chegar aos 100% de cobertura” e formulou alguns desejos para o futuro da ferramenta, que passa pela “disponibilização de outras informações úteis para os utentes, como o preçário”.