Associação humanitária celebra 106 primaveras

Data: 27/06/2012

Os bombeiros voluntários «são quem melhor preconiza a missão de assegurar o apoio e a proteção de pessoas e bens em caso de necessidade», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na comemoração do 106º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBVOA), que decorreu, pela primeira vez, no novo quartel.

Segundo Hermínio Loureiro, «a autarquia continuará a contribuir para a dignificação social do bombeiro».

«Esta é uma corporação que muito nos orgulha», disse, anunciando que «para o próximo ano será celebrado o Dia Municipal do Bombeiro».

Para o autarca «o papel do bombeiro é insubstituível e por isso há que reconhecer o mérito pela tarefa que desempenha».

«Porque a gratidão faz parte do dia-a-dia dos bombeiros», a Liga dos Bombeiros Portugueses aproveitou a data para distinguir José Godinho, presidente da assembleia geral da AHBVOA, Álvaro Figueiredo, em homenagem póstuma, e Rui Paulo Rodrigues, do grupo Simoldes, com o crachá de ouro.

A comemoração do 106º aniversário ficou também marcada pela entrega de um diploma de sócio honorário a Ângelo Azevedo, comendador e ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Duarte Caldeira, anterior presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e José Miguel Medeiros, ex-secretário de Estado da Proteção Civil.

António Gomes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Jaime Marta Soares, dirigente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Grifo, representante da Assembleia Municipal, António Valente, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, e Paulo vitória, comandante do corpo ativo fizeram parte das cerimónias.