Autarquia apresenta programa natalício para a cidade

Data: 26/11/2015

Durante o mês de dezembro, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promete oferecer aos oliveirenses e às pessoas que visitarem a cidade, um programa natalício alegre, diversificado e mágico.

«Será um programa abrangente do ponto de vista geracional, com uma calendarização variada e distribuída pelos equipamentos municipais e pelos vários espaços da cidade», afirmou o presidente da autarquia em conferência de imprensa que decorreu esta manhã na Loja Interativa de Turismo.

De acordo com Hermínio Loureiro, «o programa, com início no dia 05 de dezembro, procura criar razões mais do que suficientes para mobilizar a sociedade, e em especial as crianças a usufruírem dos momentos e das atividades que estarão ao dispor».

«No período de 05 de dezembro a 09 de janeiro 2016 podemos dizer que Azeméis é Natal!», concluiu o autarca.

Assim sendo, e direcionado para as crianças funcionará, durante todo o mês de dezembro, na Praça José da Costa (jardim público), a Duendelândia, um espaço encantado onde estará a casa do pai natal, a floresta dos Duendes, trampolins e insufláveis.

A chegada do Pai Natal, momento mais aguardado pelo público infantil, acontece no Largo da República, às 15h00, do dia 05 de dezembro.
Outra alternativa para oferecer às crianças é uma viagem de comboio de natal que permitirá a todos deslocarem-se gratuitamente, entre as 10h e as 18h30, no centro urbano.

As crianças podem ainda ocupar os dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro nas oficinas que integram o Natal Lúdico do equipamento municipal (Centro Lúdico).

Mas as escolhas infantis são muitas e estendem-se também à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro com as iniciativas: Contos com Obra; Concurso de Presépios e Serão de Contos; Oficina do Anis Estrelado – Fim de Ano e «Natal, Livros e Tal», e ao Arquivo Municipal com a Oficina do Pai Natal.

A atividade do Arquivo consiste na elaboração de um presépio de papel reutilizado em que cada participante fará um elemento do presépio que levará posteriormente para a escola/ATL. Nas diferentes bancadas encontrarão materiais e ferramentas para colar, cortar, colorir, desenhar, decorar a personagem ou animal que escolheram.

Por sua vez, a casa de espetáculos da cidade (Cineteatro Caracas) recebe a 12 de dezembro um recital de Natal com José D’Eça (Baítono) e Luís Costa (Piano). No programa constam obras de grandes compositores como Chopin, Wagner, Listz e Freitas Branco.

No dia seguinte (13 de dezembro), o mesmo palco recebe, às 17h00, os vários grupos e orquestras da Academia de Música de Oliveira de Azeméis para um concerto que apresentará vários temas de Natal.

Destaque ainda para os espetáculos «Hakuna Matata», dias 09, 10 e 11 de dezembro, com duas sessões às 10h00 e às 15h00, e o espetáculo «Sublime Dance Company», no dia 23, às 21h00, também no Cineteatro.

No jardim público estará patente a Quinta do Pai Natal com animais ao vivo e pelas ruas pedonais os visitantes serão surpreendidos por animação variada.

O Street Market – Especial Natal (dia 12), a Pedalada Natal (dia 20), e o concurso de Montras de Natal integram, também, o programa natalício.

A novidade deste ano passa pela atribuição de raspadinhas, com descontos, a quem fizer compras no comércio tradicional.

As razões são mais que muitas para visitar Oliveira de Azeméis durante esta quadra natalícia.

Ficheiros para download