Autarquia avalia a implementação dos sistemas de informação geográfica

Data: 22/10/2010
O tema de 2010 do n«Gis Day» adoptado pela autarquia é «Os SIG: Passado, presente e futuro»

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai centrar a comemoração mundial do «Gis Day», que se assinala a 17 de Novembro, na reflexão sobre o passado, o presente e o futuro dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), anunciou a autarquia.

Segundo a organização, o encontro pretende fazer uma «retrospectiva da implementação desta tecnologia nos mais diversos organismos através da troca de experiências que permita, no final, tirar conclusões para o seu futuro».

O GIS Day - Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica - é um evento inserido na Geography Awareness Week que a National Geographic Society (EUA) promove desde 1987 com o objectivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas e comunidade científica e empresarial.

Os trabalhos, a decorrer no hotel Digthon, iniciam-se com abordagens à evolução dos SIG em Portugal, a primeira incidindo sobre o Sistema Nacional de Informação Geográfica, uma infra-estrutura criada em 1990 que, através do seu geo-portal, permite pesquisar, visualizar e explorar a informação geográfica sobre o território nacional, produzida por entidades oficiais e privadas.

Antes do almoço temático, que encerra os trabalhos, são dadas a conhecer experiências ao nível dos SIG da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, do município de Cantanhede e da Portugal Telecom com o projecto «Terabytes de Mapas».

A última intervenção cabe a Sandro Batista, representante da empresa ESRI, unidade pioneira na oferta de SIG em Portugal e que desenvolve a sua actividade no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de informação baseados em tecnologia SIG.

O «Gis Day» foi celebrado em 2008 e 2009 em 74 países de entre os quais Portugal, ao qual se associou o município de Oliveira de Azeméis. Este ano é a terceira vez que a autarquia assinala a data com o tema «Os SIG: Passado, presente e futuro», apostando na divulgação desta ferramenta tecnológica.

As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas no site do evento em http://gisday.cm-oaz.pt/