Autarquia defende cultura de prevenção no trabalho

Data: 27/04/2012

O «Álcool e as drogas nos locais de trabalho» foi a temática abordada no seminário que a Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Centro Médico da Praça, promoveu no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

«O município tem, ao longo dos anos, trabalhado na permanente melhoria das condições de segurança e saúde no meio laboral através da implementação de regulamentos e de medidas de prevenção», afirmou o presidente da autarquia.

Segundo Hermínio Loureiro, «é, pois, necessário que todos percebam a importância da providência, pelo que, o incumprimento das normas legais de prevenção dos riscos e de proteção da saúde e segurança no trabalho corresponde a uma conduta socialmente reprovável e com consequências nefastas para os trabalhadores».

O seminário, que contou com a participação de empresários e técnicos da área, pretendeu ser um espaço de debate e de consciencialização para a necessidade de promover políticas e incentivar comportamentos de segurança no local de trabalho, de modo a evitar os acidentes e as doenças profissionais.

De acordo com Joana Coutinho, do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), «a maior parte dos acidentes de trabalho estão relacionados com o consumo de substâncias psicoativas e por esse motivo é importante atuar preventivamente junto destes trabalhadores».

«O que se verifica no meio laboral é o espelho do que se encontra no país», declarou referindo-se ao resultado de um inquérito realizado pelo IDT.

«A cidadania não deve ficar à porta da empresa», defendeu Para Paulo Cunha, inspetor da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que falava sobre a realização de procedimentos de deteção das substâncias a nível legal.

Estiveram ainda presentes no seminário, António Brandão, médico do trabalho do Centro Médico da Praça, António Rosas, gestor de recursos humanos da Gametal e Sofia Diogo, técnica superior de higiene e segurança no trabalho.

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho tem como objetivo informar e sensibilizar todos os atores do mundo do trabalho e os cidadãos em geral para a importância da promoção da segurança e da saúde no trabalho.