Autarquia lança inquérito sobre o projecto PROVE

Data: 10/09/2010
A Câmra de Oliveira de Azeméis quer saber como os consumidores encaram a iniciativa PROVE

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem em curso um inquérito destinado a avaliar a receptividade dos consumidores ao projecto PROVE, uma iniciativa em fase de implantação no município e que permite a qualquer consumidor a possibilidade de adquirir semanalmente um cabaz de frutas e legumes frescos da época, produzidos por agricultores do concelho, a um preço inferior a 10 euros.

A autarquia considera importante a opinião dos consumidores para o êxito do projecto bastando apenas preencher o inquérito, acessível no site www.cm-oaz.pt. Qualquer esclarecimento adicional sobre o funcionamento do projecto ou sobre o preenchimento do iquérito poderá ser feito através do telefone 256 664 043.

O PROVE – Promover e Vender - é um projecto que tem como objectivo a promoção de produtos hortofrutícolas locais e a comercialização directamente do produtor para o consumidor (sem intermediários), de forma a potenciar o escoamento dos produtos e tornar as explorações agrícolas da região mais sustentáveis.

Através do PROVE o consumidor terá a oportunidade de adquirir semanalmente um cabaz de frutas e legumes frescos . As encomendas podem ser efectuadas através de uma ficha de encomenda disponível on-line em http://www.prove.com.pt/, por telefone ou directamente ao produtor, até dois dias antes da comercialização, de modo a que os cabazes possam ser organizados adequadamente.

Ao preencher a ficha de encomenda o consumidor assinala, dentro da lista de produtos que compõem a base do cabaz, aqueles que não pretenderá receber (máximo até 5 produtos). Neste caso, o consumidor será compensado com outros disponíveis de modo a perfazer o peso médio do cabaz, que ronda os oito kilogramas.

Durante a entrega dos cabazes o consumidor terá a possibilidade de contactar com um grupo de produtores aos quais pode recorrer para obter diversa informação, nomeadamente sobre as práticas agrícolas que são utilizadas na produção das culturas, receitas ou dicas para preparação de determinados alimentos, a época e os ciclos de produção. Pode inclusivamente agendar uma visita com a sua família à exploração onde são produzidas as frutas e os legumes que adquire através do PROVE.

No âmbito da implementação do projecto, a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado de Terras de Santa Maria e o município de Oliveira de Azeméis decidiram lançar um inquérito destinado a analisar qual a receptividade ao projecto PROVE pelos futuros consumidores

Este inquérito é composto por 14 questões cujo preenchimento requer cerca de 5 minutos. Depois de preenchido, deverá ser enviado para o endereço de e-mail [email protected].

O projecto PROVE encontra-se já em funcionamento nos municípios de Sesimbra, Palmela, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Montemor-o-Novo e Mafra.

Ficheiros para download