Autarquia promove ação de sensibilização sobre os perigos da exposição solar

Data: 14/07/2014
Ação de sensibilização «prevenção da exposição solar» com Cristiana Fonseca

Cerca de sete dezenas de trabalhadores da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis participaram numa ação de sensibilização sobre prevenção da exposição solar, que contou com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A iniciativa, dirigida aos representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho e às equipas operativas e de fiscalização que por inerência das suas atividades estão sujeitas às radiações solares, pretendeu fomentar a mudança de comportamentos face ao sol.

A mesma ação teve como objetivo aumentar a consciência dos colaboradores para a distinção entre a exposição solar benéfica e a excessiva.

Durante a sessão procurou-se transmitir os seguintes conselhos: a aplicação regular de protetor solar, o uso de chapéu de abas largas e óculos escuros.

De acordo com os dados apresentados por Cristiana Fonseca, representante da Liga Portuguesa Contra os Cancro, cerca de «90 por cento dos casos de cancro da pele, em particular o Melanoma, derivam de uma exposição excessiva ao sol sem proteção».

«Em indivíduos de raça branca (caucasiana) este é o tipo de cancro mais prevalente», concluiu.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, a ação incluída no plano municipal de igualdade e responsabilidade social, «será uma das muitas iniciativas que pretendemos organizar durante este ano».