Autarquia quer responder mais rápido aos problemas

Data: 09/10/2012

A Câmara de Oliveira de Azeméis mantém-se empenhada em elevar os níveis de satisfação dos munícipes, procurando reduzir o número de reclamações e responder mais rápido aos problemas.

«O objetivo do executivo é fazer diminuir o número de reclamações através da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e baixar o tempo médio de resposta às queixas apresentadas», afirma Hermínio Loureiro, presidente do município.

«A taxa de resolução mensal das reclamações situa-se, desde o início do ano, entre os 53,7% e os 80,9%, à exceção dos meses de Julho e Agosto onde as taxas foram mais baixas por serem considerados meses de férias», explica.

Entre Janeiro e o início do mês de Setembro de 2012 entraram nos serviços da autarquia mais de 300 reclamações, das quais 53,5% já se encontram fechadas num tempo médio de 12,8 dias úteis.

«Vamos continuar a trabalhar para que consigamos baixar esta média através de um melhor desempenho dos serviços na resolução dos problemas», adianta.

No mês de Agosto foram registadas 39 reclamações, distribuídas por sete serviços, não se registando queixas pendentes. O prazo médio de resolução situou-se em 5,4 dias úteis.

Em relação aos meses anteriores, o mês de Março foi o que registou mais reclamações (47), seguindo-se Julho (45) e os meses de Abril e Junho, ambos com 41 casos.

Ao nível das reclamações ainda por atender elas dizem respeito a sete serviços (acompanhamento, fiscalização de obras e empreitadas, concessões e parcerias, conservação e manutenção de infraestruturas e edifícios municipais, gestão administrativa de águas, ambiente e conservação da Natureza, serviços urbanos, sinalização, trânsito e equipamentos urbanos e equipa operativa de conservação e pavimentação) com uma taxa de resolução que varia entre os 21,8% e os 78,9 por cento. Em relação aos restantes 12 serviços a taxa de resolução é de 100%.

O mês de Março registou a maior taxa de resolução de queixas (80,9%) com um tempo médio de 14,5 dias úteis, seguindo-se os meses de Janeiro (68,6%) e Maio (63,6%).

O meio mais utilizado para registar as reclamações dos munícipes foi o Gabinete de Atendimento ao Munícipe (55,5%) aparecendo na segunda posição o portal «A minha rua» (26,6%). Através do atendimento telefónico foram apresentadas 7.0% das queixas e 6,3% através de correio eletrónico.