A Câmara de Oliveira de Azeméis foi distinguida com o Prémio «Excelência no trabalho», galardão destinado a reconhecer o investimento realizado ao nível dos recursos humanos.
A distinção da empresa Heidrick & Struggles,em parceria com o jornal Diário Económico e ISCTE Business School, premiou o município na categoria grandes empresas onde se incluem as autarquias, empresas municipais, institutos públicos, associações e serviços de educação.
Com uma pontuação final de 61,71 por cento, o prémio destaca o resultado obtido no que diz respeito ao grau de satisfação dos seus colaboradores.
«A autarquia aposta em iniciativas que visam a promoção e valorização humana, profissional e social dos trabalhadores e por sua vez a melhoria do clima organizacional», afirmou presidente da Câmara.
A partilha interna do conhecimento, o manual do trabalhador, a conciliação das responsabilidades profissionais e familiares e a formação específica para os dirigentes são alguns dos exemplos apontados por Hermínio Loureiro.
«O objetivo passa por encontrar os melhores quadros, em função dos resultados pretendidos e desta forma valorizar as competências dos colaboradores», disse Margarida Ferreira, responsável pelos recursos humanos.
O «Prémio Excelência no Trabalho» é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido através do qual se analisa o estado de arte das práticas de recursos humanos em Portugal e se premeiam as entidades que mais investem e apostam nesta área.
A distinção pretende contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com o clima organizacional e a gestão estratégica do ativo humano.
O prémio pretende ainda ampliar e diversificar as entidades candidatas, representando diferentes sectores de actividade, dimensões e regiões do país e, assim, contribuir para um maior enfoque na gestão adequada do capital humano pelas empresas portuguesas.