Azeméis nomeada Terra de Culinária 2015

Data: 27/11/2014

O projeto “Sabores de Azeméis” foi o escolhido pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTCE) para elevar o Concelho de Oliveira de Azeméis a “Terra de Culinária - Cá se fazem e cá se comem”, em 2015.

No congresso nacional daquela associação, realizado na Figueira da Foz, o Município recebeu as insígnias que lhe permitem agora implementar o projeto “Sabores de Azeméis”, que se propõe promover o património gastronómico do Concelho.

“Oliveira de Azeméis vai, assim, promover a nossa herança e tradição gastronómica, aprofundar os aspetos culturaisassociados, alargar o leque de conhecimentos gastronómicos e promover a informação correta das tradições oliveirenses, muitas delas seculares”, afirma o
presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

No plano de ações para 2015 inserem-se a conclusão do processo de certificação do Pão de Ul e da Regueifa de Ul, a produção de materiais e conteúdos que promovam a gastronomia local, a realização de eventos, dos quais se destaca o 1º Concurso de Gastronomia de Oliveira de Azeméis, e a realização de um Festival Gastronómico.

A aposta na dinamização do centro de provas gastronómicas do Parque Temático Molinológico será, também, um dos pontos fortes.

“O reforço de Oliveira de Azeméis como destino turístico ganha com este iniciativa um novo rosto”, defende o autarca.