Bombeiros dotados com equipas de intervenção permanente

Data: 08/09/2009
Bombeiros melhor equipados para acorrer a incêndios
As equipas de intervenção permanente (EIP) dos bombeiros de Oliveira de Azeméis e de Fajões, destinadas a assegurar o socorro à população em situações de combate a incêndios, inundações, desabamentos, acidentes, catástrofes, socorro a naúfragos e apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, entraram já em funcionamento.

A sua criação resultou de protocolos assinados entre a autarquia, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e as duas associações humanitárias de bombeiros.

Segundo os acordos, cada equipa é assegurada por cinco bombeiros «em regime de permanência, vinculados à Associação por contrato individual de trabalho até um período de três anos», cabendo os encargos financeiros à ANPC e ao município, de forma equitativa.

Os custos referem-se à remuneração dos elementos da equipas e dos encargos relativos ao regime de segurança social, seguros de acidentes de trabalho e subsídio de refeição.

«Trata-se de mais um esforço considerável da autarquia em termos financeiros mas entendemos que estas matérias relacionadas com a protecção e socorro não podem ser descuradas», disse o presidente da autarquia, Ápio Assunção, na apresentação das Equipas de Intervenção Permanente.

«Por isso não hesitámos quando este projectos nos foi proposto», adiantou o autarca para quem «nunca como agora as questões relacionadas com a protecção civil tiveram tanta importância».

«Temos de estar melhor preparados e julgo que com a entrada em acção destas duas equipas isso irá acontecer», acrescentou Ápio Assunção.

A criação das EIP, que estão sob a dependência operacional do comandante do corpo de bombeiros, visa «elevar o nível de prontidão e resposta em situações de socorro e emergência às populações dos concelhos com maior nível de risco, devendo constituir uma oportunidade de valorização do voluntariado».

As equipas podem ainda em situações excepcionais actuar fora dessa área, mediante solicitação do comando distrital e autorização do respectivo presidente da câmara. A criação no distrito de Aveiro das EIP foi formalizada no início do ano através de protocolos entre a ANPC e 21 associações de bombeiros.