Câmara Municipal transfere verbas para as Freguesias

Data: 05/01/2015

O Executivo Municipal defende ser fundamental manter um registo de apoio e proximidade às Freguesias do nosso Concelho. E é em tempo de dificuldades económicas e financeiras, como aquele que atravessa o país e o mundo, que esse registo ganha ainda mais importância e valor.

Foi com este intuito que o Município celebrou recentemente o Contrato Interadministrativo de Colaboração Financeira 2015 com cada uma das Freguesias. No total, vão ser distribuídos 800 mil Euros, o que corresponde a um aumento de 45,5% face a 2014, quando este subsídio era de 550 mil Euros.

Um apoio que ganha ainda mais importância quando se sabe que muitas câmaras municipais não prestam este tipo de apoio financeiro ou estão a abandoná-lo, visto não constituir uma obrigação do poder local. A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis entende que este apoio deve manter-se, de forma a permitir que as freguesias tenham mais meios financeiros e condições para fazer face às necessidades das populações que servem e às atividades realizadas a nível local.

É ainda importante salientar que este apoio só é possível graças a uma rigorosa gestão financeira das contas municipais, que permitiu reduzir a dívida municipal em 27% entre 2009 e 2013, o equivalente a 14,1 milhões de Euros. A previsão para 2014, cujos resultados consolidados serão tornados públicos em breve, aponta para a diminuição da dívida.