Campanha «Venha encher o carro» apela à solidariedade

Data: 10/11/2011

«Venha encher o carro» é o nome da campanha solidária lançada pelo piloto de automóveis oliveirense João Rebelo Martins e que decorre este sábado junto ao edifício da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

«A iniciativa tem como objectivo angariar o máximo de bens de primeira necessidade no sentido de ajudar aqueles que menos têm e aqueles que mais precisam», afirmou o presidente da autarquia na sessão de apresentação.

Segundo Hermínio Loureiro, «esta é uma iniciativa feliz que coincide não só com a comemoração do Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa mas também com os 10 anos de carreira do mentor da campanha».

«Esta é uma forma inovadora de ajudar e fazer ver que o desporto pode ser um factor de coesão social», acrescentou, apelando à colaboração e participação de todos.

Aproveitando o mediatismo do desporto automóvel, algumas equipas vão proceder à recolha dos bens essenciais em locais públicos espalhados pelo concelho com o propósito de encher um Datsun, carro de competição utilizado pelo piloto.

«Sempre quis crescer como piloto mas também me importo como o meu crescimento como pessoa, o que é possível através da ajuda ao próximo», disse o jovem.

Para João Rebelo Martins, «é importante fazer algo pelos outros porque custa muito pouco ajudar».

Até ao momento, foram angariados sete mil euros em bens essenciais de particulares e empresas.

Da Caçarola veio arroz e massas, da Barbot tintas para pintar a casa de uma família desfavorescida, da Silampos louça metálica, da Longratex roupa infantil, da Mimosa leite e iogurtes, da Porto Editora livros, da Ach Brito sabonetes e da Arax Gazzo calçado.

Os donativos recebidos até sábado serão posteriormente entregues à divisão de acção Social, da Câmara de Oliveira de Azeméis, que os farão chegar às famílias mais necessitadas.

A apresentação da campanha, que decorreu na loja do Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor, contou ainda com a presença de Domingos Leite de Castro, piloto automóvel e gerente da Roadgalaxy, Marco Azevedo, representante do Rotary e Rotaract de Oliveira de Azeméis, Gracinda Leal e Pedro Marques, vereadores da autarquia.

A campanha tem início às 08h00 decorrendo até ao final do dia se as condições atmosféricas permitirem.

Qualquer cidadão pode contribuir com alimentos, roupa, calçado, material escolar, produtos de higiene, limpeza, vestuário ou utensílios domésticos.

A iniciativa é uma parceria da Roadgalaxy com a autarquia, Rotary Club de Oliveira de Azeméis e Rotaract Club de Oliveira de Azeméis.