Campus para a inovação concluído em 2013

Data: 22/05/2012

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou o contrato de empreitada para a construção do Parque do Cercal que se traduz num campus para a inovação, competitividade e empreendedorismo qualificado, a ser edificado nos 14 hectares situados na Quinta do Comandante, na freguesia de Santiago de Riba-Ul.

A construção da obra foi adjudicada pela autarquia à empresa Costa & Carvalho, S.A. num total de 3,8 milhões de euros e um prazo de execução de 330 dias.

«Esta é uma das obras mais estratégicas que tem como parceira a Universidade de Aveiro», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, em dia de aniversário da cidade.

«O projeto estruturante para toda a região tem como objetivo apostar na investigação e desenvolvimento tecnológico», acrescentou.

O Parque do Cercal trata-se de um projeto que, além da componente de ensino, envolve outras valências como investigação e desenvolvimento tecnológico, apoio à incubação de novas empresas, estímulo ao empreendedorismo, promoção do emprego qualificado e apoio ao tecido económico local e regional.

Inovação, criatividade, eficiência energética e originalidade são algumas das características que Hermínio Loureiro associa ao parque do Cercal onde vão funcionar as novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).

Segundo o autarca, «a escola vai ter condições dignas para poder trabalhar com mais qualidade, apostando na inovação, no design e no crescimento dos Cursos de Especialização tecnológica (CET) e de novos cursos que irão ampliar a oferta formativa da Universidade de Aveiro».

O edifício, com recurso a energia geotérmica e com o formato de uma ponte suspensa que o torna arquitetonicamente invulgar e inovador, terá 180 metros de comprimento.

O espaço terá 600 m2 de laboratórios, 500 m2 de oficinas, um auditório com 200m2 e espaços para biblioteca, salas de aula, formação e reuniões.

O investimento aproximado de cinco milhões de euros contará com verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER - ON.2 O Novo Norte.