Cidade ganha uma praça cultural e de lazer

Data: 08/09/2009
Praça da Cidade: Um espaço nobre de lazer e fruição
Os oliveirenses ganharam com a inauguração da Praça da Cidade um novo espaço de encontro e de lazer bem no coração urbano de Oliveira de Azeméis.

Quase cinco milhões de euros, novas infraestruturas culturais e uma nova ambiência citadina para ser desfrutada por várias gerações foram as grandes referências assinaladas por Ápio Assunção, presidente da autarquia, na inauguração oficial das obras de requalificação urbanística do antigo Largo do Gemini.

O acto envolveu os discursos de circunstância e muita festa da qual se destacou, logo no primeiro dia, um espectáculo piromusical e, nos dois dias seguintes, concertos musicais do grupo «Celtibéria» e do cantor José Cid.

Foi bastante público que assistiu às iniciativas que marcaram o finalizar das obras que vieram dar uma nova centralidade à cidade. «A inauguração da Praça da Cidade marca mais uma etapa na construção do futuro de Oliveira de Azeméis», afirmou o presidente do município, classificando-a de «uma excelente obra para a cidade e o concelho».

O projecto de requalificação do antigo Gemini, que não servia a imagem de uma cidade que sempre se quis afirmar moderna e dinâmica não foi fácil, reconheceu Ápio Assunção.

O autarca destacou o alcance do investimento afirmando que irá potenciar «a sua utilização ao máximo e transformar radicalmente a vivência da cidade».

O dirigente autárquico frisou que o grande investimento foi feito a pensar nas pessoas e na sua qualidade de vida, dando-lhes mais espaços.

«A Praça da Cidade é o culminar de um eixo central onde as pessoas são mais importantes que tudo o resto», disse. Por outro lado, as infraestruturas instaladas na zona inaugurada permitirão «uma maior e melhor animação sócio-cultural da cidade e do concelho».

Isso porque, no mesmo dia, foi inaugurada a galeria municipal Tomás Costa uma exposição retrospectiva da vida e obra deste escultor oliveirense nascido em 1860 na freguesia de Santiago de Riba Ul.

Além do novo espaço cultural, a Praça da Cidade está dotada com outros equipamentos – o novo espaço destinado ao posto de turismo, um café-concerto e um anfiteatro ao ar livre denominada «bancada verde».

De registo ainda a construção da Alameda das Oliveiras com a transformação da Rua Marquês de Abrantes e a existência de dois níveis de estacionamento para apoio à zona que é ainda servida pelo complexo escolar, a biblioteca municipal Ferreira de Castro e, mais a sul, pela zoma desportiva.

A integração da Praça da Cidade como a nova centralidade urbana de Oliveira de Azeméis deixa satisfeito o presidente da autarquia que esteve acompanhado na inauguração pelo presidente da Assembleia Municipal, Hermínio Loureiro, e pela vereação.

«Esta praça é uma homenagem a todos os oliveirenses em geral e à juventude em particular» sendo, a partir de agora, «de todos e para todos», sublinhou.

• Praça da Cidade1
  • Praça da Cidade2