Concelho comemora 212 anos com inauguração de espaço verde

Data: 06/01/2011
Comemoração do 212º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a concelho com inauguração do jardim

Uma zona degradada na cidade deu lugar a um novo espaço verde, inaugurado no dia assinalado pelas comemorações do 212º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a concelho.

A inauguração do jardim 5 de Janeiro, na rua Dr. Salvador Machado, abriu o programa comemorativo das festividades que contou com a presença dos presidentes de junta das 19 freguesias.

Para o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis «a intervenção realizada no jardim teve como objectivo requalificar do ponto de vista paisagístico e ambiental uma área de grande visibilidade, que se encontrava praticamente abandonada».

«A ideia passa por continuar a criar, no concelho, novos espaços verdes, de usufruto para a população», disse Hermínio Loureiro, acrescentando que «é fundamental apostar no desenvolvimento e crescimento harmonioso do município».

O autarca sublinhou que «a autarquia continua a dotar o concelho de espaços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos oliveirenses».

Com os olhos num concelho «cada vez mais competitivo, mais moderno e mais atractivo», Hermínio Loureiro disse ser necessária a «colaboração de todos» nesta fase de «dificuldades económicas e financeiras do país».

«Saberemos sempre transformar as dificuldades em oportunidades», afirmou, reclamando nesse desafio o envolvimento dos parceiros e dos oliveirenses.

Jorge Silva, presidente da Assembleia Municipal, que também participou às comemorações, mostrou-se confiante na capacidade de trabalho de todos para ultrapassar a crise, tornando o concelho «mais competitivo e trilhando o caminho da modernidade».

Hermínio Loureiro aproveitou a data para comunicar a reedição dos «Anais do Município», publicados há 102 anos, laureando as personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento.

«Os Anais, editados em 1909 com o patrocínio de Bento Carqueja, são uma oportunidade para os oliveirenses compreenderem a sua história, sendo um indispensável meio de consulta», afirmou.

Integrada nas comemorações do 212º aniversário foi, ainda, inaugurada, na galeria Tomás Costa, a exposição «Espólio Artístico do Município de Oliveira de Azeméis», na qual vários artistas do concelho recriam através da tela «a originalidade alusiva a referências e personalidades de oliveirenses», disse o autarca.

A mostra, que reúne obras representativas da história do município, estará patente até ao dia 19 de Janeiro.

• Inauguração do Jardim 5 de Janeiro, na rua Dr. Salvador Machado
  • Jardim 5 de Janeiro, na rua D. Salvador Machado
  • Exposição «Espólio Artístico do Município de Oliveira de Azeméis» patente na galeria Tomás Costa