Construção do Centro de Interpretação do Vidro: 2ª fase vai arrancar

Data: 27/11/2014

O contrato da empreitada, assinado pela Câmara Municipal com a empresa CIP – Construção, dá luz verde ao arranque das obras da 2ª e última fase da construção do Centro de Interpretação do Vidro, instalado no Parque de La Salette. Uma promessa que está agora prestes a ser cumprida. Isto numa altura em que a 1ª fase da obra, que consistiu na recuperação da Casa do Mateiro, antiga propriedade e   residência de um dos fundadores do Centro Vidreiro do Norte de Portugal, já se encontra praticamente concluída.

“Oliveira de Azeméis é o berço da indústria do vidro em Portugal. Vamos ressuscitar a primeira grande indústria oliveirense e reencontrar-
se com a fileira do vidro. O espaço irá honrar a nossa história e tradição, mas também vai fugir ao convencional e apresentar tecnologias
modernas e muita inovação”, revela Hermínio Loureiro, Presidente da Autarquia.

O Vereador Isidro Figueiredo salienta o “caráter pedagógico do projeto e a sua capacidade de transmitir valores e ensinamentos sobre uma arte histórica e que está no ADN dos Oliveirenses”. A 1ª fase da obra, no valor de 313 mil Euros, permitiu recuperar o edifício, que será agora destinado a funções de natureza histórica e cultural, relacionadas com a presença do vidro em Oliveira de Azeméis. Neste espaço, o visitante terá à sua disposição uma loja para venda de produtos, zonas de lazer e de exposições temporárias.

A 2ª fase, no valor de 1.214 milhões de Euros, vai criar um edifício novo, onde se realça a construção de um volume cilíndrico semelhante a uma chaminé fabril e espaços de fabrico de vidro visíveis ao público. Será dedicado a atividades de divulgação do vidro e de  interatividade lúdica e de conhecimento com o visitante.

A obra insere-se no projeto global de requalificação do Parque de La Salette. Todas as intervenções contam com financiamento do QREN (fundos comunitários).