Cucujães ganha gabinete de inserção profissional

Data: 02/12/2015

A Câmara Municipal e o Instituto de Emprego e Formação profissional inauguraram, hoje, dia 01 de dezembro, o novo gabinete de inserção profissional (GIP) na freguesia de Cucujães.

Hermínio Loureiro afirmou que «o município aproveitou de imediato a oportunidade quando o IEFP se mostrou interessado em integrar o segundo gabinete de inserção profissional (GIP) em Oliveira de Azeméis». «A Sra Vereadora, Dra Gracinda Leal demonstrou de imediato interesse em instalar o gabinete na freguesia de Cucujães, por ter uma densidade populacional elevada e grande proximidade com os seus munícipes», disse.

«São finalidades do GIP: ouvir, apoiar, acompanhar e encontrar soluções para quem o procura. Estes gabinetes são importantes para quem procura emprego mas também para empresários que necessitam de mão-de-obra qualificada», afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Para o Édil «É necessário incentivar e criar condições para a requalificação do nosso tecido empresarial. A Câmara municipal tem uma estratégia definida para alcançar esse objetivo que, está já no terreno, com a criação da Área de Acolhimento Empresarial em Ul-Loureiro que criou e vai continuar a criar postos de trabalho. São projetos como este que contribuem para que o nosso concelho tenha uma taxa de desemprego muito inferior à média nacional», referiu.

O autarca refere ainda que «os nossos jovens devem ter índices de competitividade superiores à média para conseguirem a sua integração na vida ativa», e, «compete ao executivo camarário mobilizar a sociedade para conseguirmos colmatar a situação de desemprego. Temos, em conjunto, de encontrar soluções para este flagelo que afeta tantas famílias».

Para Hermínio Loureiro «este novo espaço está estrategicamente localizado (nas instalações da cruz vermelha portuguesa) e, não podia deixar de agradecer a disponibilidade da delegação de Cucujães, para acolher este projeto nas suas instalações».

O gabinete de inserção profissional tem como responsabilidade a prestação de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com os Centros de Emprego. São objetivos: disponibilizar informação profissional para jovens e adultos desempregados; apoiar a procura ativa de emprego; proporcionar acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; captar ofertas junto de entidades empregadoras; divulgar ofertas de emprego e atividades de colocação; encaminhar para ofertas de qualificação; divulgar e encaminhar para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; divulgar programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; motivar e apoiar à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho; outras atividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos nos centros de emprego.

O novo GIP tem como base a submissão de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira de Azeméis ao IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. ao abrigo da Portaria nº 140/2015 de 20 de maio e está sob a responsabilidade da Dra Miriam Pádua, técnica deste serviço e está aberto à 3ª, 4ª e 5ª feira das 10h às 12h e das 14h às 16h30.

Contacto do Gabinete de Inserção Profissional – Cucujães
Dra Miriam Pádua