Eficiência da ADRITEM reforçada com 2,2 milhões de euros

Data: 07/02/2012
Eficiência da ADRITEM na implementação do PRODER reconhecida financeiramente pela autoridade de gestão do Programa de Desenvolvimento Rural

A eficiência na implementação do sub-programa 3 do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) valeu à Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) um reforço financeiro de 2,2 milhões de euros.

A verba atribuída pela gestão do PRODER premeia o sexto lugar conseguido pela associação a nível nacional no que se refere ao ranking de eficiência do sub-programa3.

O reforço financeiro vem juntar-se aos 8,7 milhões que têm vindo a ser investidos pela ADRITEM em projetos nas áreas turística, cultural, social, na valorização do património rural e na criação e desenvolvimento de microempresas e atividades complementares à exploração agrícola.

Através da ADRITEM, constituída pelos municípios de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Santa Maria da Feira, Gondomar e Valongo, foram já desenvolvidos dois concursos (em 2009 e 2010), envolvendo 47 projetos aprovados pela associação no valor de 5,5 milhões de euros.

No final de 2011, a associação procedeu à abertura de um novo concurso para apresentação de candidaturas até 31 de Março de 2012. Este terceiro concurso, que no âmbito do atual quadro comunitário será a última oportunidade para a apresentação de projetos de investimento à ADRITEM no âmbito do PRODER, terá um reforço financeiro da dotação disponível em cada ação.

Através da ADRITEM, as freguesias rurais dos cinco municípios que a integram irão beneficiar entre 2008-2013 de um investimento total de cerca de 19 milhões de euros para a diversificação da economia e criação de emprego e melhoria da qualidade de vida das respetivas populações.

Emídio Sousa, presidente da ADRITEM e vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, congratulou-se com o reforço de verbas e destacou que das 47 entidades gestoras da «abordagem Leader»/Sub-Programa 3 do PRODER a nível nacional, apenas 20 foram premiadas com este reforço financeiro proveniente da reserva de eficiência do programa.

A ADRITEM, fundada pelos municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira para captar os apoios ao desenvolvimento rural, e a única entidade nova neste panorama, viu reconhecida a sua eficiência com a atribuição deste reforço financeiro, tendo obtido o sexto lugar nesta classificação.