Empresários abordam o potencial dos mercados árabes

Data: 14/03/2013

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Associação Empresarial do Concelho (AECOA) e a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), organizou, esta manhã, uma sessão de apresentação sobre oportunidades e potencialidades do mercado Árabe.

«A iniciativa pretendeu esclarecer o tecido empresarial do nosso concelho acerca da realidade dos 22 países que compõem o bloco árabe, das suas oportunidades e competências», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, durante o pequeno-almoço que teve lugar no Hotel Dighton.

O grupo de empresários oliveirenses, do setor dos moldes, calçado, marroquinaria, metalomecânica, têxtil, engenharia civil e tecnologias da informação e comunicação, refletiu a internacionalização das suas empresas enquanto definição de uma estratégia sustentável.

«A crescente globalização dos mercados e a forte concorrência a que as empresas estão sujeitas fazem com que a internacionalização faça parte integrante do quadro de referência estratégico das mesmas», disse Filipe Santos, representante da CCIAP.

«O contexto internacional atual obriga a um novo olhar para as questões da internacionalização passando a desenhar-se como um desafio para a globalização das funções das organizações», concluiu.

A CCIAP tem como principal objetivo o desenvolvimento de relações económicas, culturais e sociais entre Portugal e os 22 países árabes que representa.

A entidade de utilidade pública conta já com 35 anos de existência sendo reconhecida oficialmente no mundo árabe.