Estudantes oliveirenses integram projecto inovador de detecção de fogos

Data: 11/08/2011
A capacidade e o empreendedorismo dos jovens Bruno Teixeira e Sérgio Tavares foram elogiadas por Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis homenageou os dois estudantes do concelho que integraram a equipa vencedora do prémio «Europe Enterprise Challenge 2011», galardão anual destinado a premiar projectos de inovação.

A decisão do júri, que premiou o projecto inovador de detecção de fogos florestais apresentado pela equipa dos seis estudantes da Universidade do Porto, levou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, a considerar a distinção «um exemplo para a juventude» e demonstrativa de que «o país pode ser mais competitivo».

«Vocês são um exemplo de excelência, uma esperança para o futuro e um modelo para a juventude», afirmou Hermínio Loureiro, dirigindo-se a Bruno Teixeira e a Sérgio Tavares, os jovens oliveirenses que viram o seu trabalho premiado com mais quatro estudantes da Universidade do Porto.

«Estamos aqui a distinguir a cultura do empreendedorismo, da qual vocês são um exemplo a seguir», disse o autarca, defendendo que «a juventude deve ser inovadora e proactiva».

«Nós, portugueses, podemos ser dos melhores entre os melhores e este prémio é indicador disso mesmo», frisou Hermínio Loureiro, sublinhando que «o concelho tem orgulho na juventude».

O autarca sublinhou que a autarquia continua a apostar numa política de juventude transversal, dando como exemplos o Conselho Municipal da Juventude, a existência da Loja Ponto JA e a criação de condições para o empreendedorismo jovem através da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro (AAE) e da construção do Parque do Cercal - Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado.

«Queremos qualificar a nossa juventude e criar condições para que as empresas se desenvolvam e dêem oportunidade aos jovens», apontou Hermínio Loureiro.

A criação de um «acelerador de empresas» na Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro, anunciada pelo autarca, deixou satisfeito Sérgio Tavares, um dos premiados. «É importante que se aposte mais no empreendedorismo em Portugal», defendeu.

O presidente da junta de freguesia de Carregosa, Diamantino Melo, elogiou o trabalho dos premiados, considerando que o seu contributo para a sociedade «deve ser aplaudido e apoiado».

O projecto vencedor do «Europe Enterprise Challenge 2011», no qual foi utilizado tecnologia de ponta, reduz substancialmente o tempo de detecção de incêndios através de um sistema integrado, composto por unidades de detecção autónoma que comunicam entre si e com centrais via wireless.

Esta é a primeira vez que uma equipa portuguesa vence a prestigiada competição internacional que reuniu projectos de universidades de Portugal, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Finlândia, Espanha, Roménia, Bulgária, Noruega e Holanda.

O projecto foi reconhecido como a «Start-up Company of the Year» tendo recebido ainda o prémio «Intel Innovation Award».

A final do prémio europeu de inovação realizou-se em Madrid e a equipa portuguesa, constituída por Bruno Brandão, Filipe Nascimento, Joana Santos, Rita Neto, Sérgio Tavares e Sofia Esteves, saiu vencedora do confronto com os 14 projectos apresentados a concurso.

A competição «JÁ-YE Europe Enterprise Challenge 2011» é organizada pela maior e mais antiga associação de empreendedorismo mundial, a «Junior Archievement».

• Homenagem da Câmara de Oliveira de Azeméis aos jovens estudantes oliveirenses Bruno Teixeira e Sérgio Tavares
  • Homenagem da Câmara de Oliveira de Azeméis aos jovens estudantes oliveirenses Bruno Teixeira (à esquerda) e Sérgio Tavares