Família em destaque no 13º encontro de idosos de Cucujães

Data: 12/09/2011
Celebração eucarística na Basílica do Sameiro, em Braga, presidida pelo pároco Artur de Matos

Mais de um milhar de idosos da freguesia de Cucujães, Oliveira de Azeméis, esteve reunido, em Braga, no âmbito do 13º encontro, iniciativa destinada a assinalar as experiências de vida da geração sénior.

O evento, organizado pela junta de freguesia com o apoio da Câmara Municipal, pretendeu promover o estatuto do sénior chamando à atenção para a «importância da dedicação à família», afirmou o presidente da autarquia.

«Infelizmente a nossa sociedade tem dedicado pouco tempo à componente familiar, mas em Cucujães isso não acontece», disse Hermínio Loureiro.

«Continuem a valorizar e a partilhar as vossas experiências e saberes com a comunidade», apelou o autarca durante o almoço de confraternização, referindo que «a autarquia continuará a trabalhar no sentido de reduzir o isolamento social do idoso ao potenciar uma dinâmica relacional».

Hermínio Loureiro, que centrou o seu discurso na temática da «união familiar» recordou ainda o investimento que a autarquia tem feito na promoção de iniciativas e na criação de serviços e interacções sociais com o objectivo de «aumentar a qualidade de vida dos idosos do concelho».

«Para o ano, a autarquia voltará a apoiar este encontro», anunciou.

Hermínio Loureiro, acompanhado da vereadora da acção social, Gracinda Leal, e da deputada Carla Rodrigues, aproveitou para destacar a dedicação de algumas figuras à causa pública, entre elas a irmã Conceição Laranjeiro, o padre Artur Matos e o presidente da Junta de Freguesia, António Silva.

Os idosos, que viajaram em 21 autocarros, reservados para o efeito, fizeram a primeira paragem na Basílica do Sameiro, em Braga, para assistir à celebração da eucaristia presidida pelo pároco Artur de Matos seguindo-se o almoço no restaurante «Santana» em Vila Verde.

Em paralelo decorreram as actuações do grupo de concertinas do museu regional de Cucujães.