Festas de La Salette revelam trabalho árduo da comissão

Data: 04/07/2011
Comissão de Festas La Salette deu a conhecer o programa para 2011.

As festas de La Salette, em Oliveira de Azeméis, realizam-se entre sete e 15 de Agosto com um programa religioso e lúdico adaptado à actual realidade económica.

O formato da edição deste ano segue a linha dos festejos anteriores aliando a vertente religiosa ao carácter lúdico. As procissões das Velas e do Triunfo acentuam a religiosidade da iniciativa juntando-se o desporto, concertos musicais e a actuação de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.

Segundo Jorge Coelho, presidente da comissão de festas, «não foi fácil elaborar o programa devido ao contexto de crise que atinge a sociedade». Mesmo assim a comissão não virou a cara à luta e avançou com o peditório porta a porta permitindo apresentar um «programa simples».

«A manterem-se as dificuldades financeiras e humanas será difícil manter o formato actual na organização e financiamento dos festejos», afirmou Jorge Coelho na apresentação da edição deste ano. «É necessário maior apoio às festas», resumiu.

O coordenador das festas reconhece os obstáculos crescentes em recrutar novos elementos para percorrer o concelho na angariação dos fundos, além da crise que atinge as famílias impedir o desejável contributo financeiro.

O presidente da Fundação La Salette (FLS), entidade responsável pela organização das festas, reconhece o trabalho da Comissão embora admita as dificuldades apontadas.

Ricardo Tavares faz um apelo à população para que colabore mais com as festas, respeitando o trabalho dos membros da comissão. O dirigente da FLS não vê as declarações de Jorge Coelho como alarmistas mas como um apelo para um maior envolvimento da população na realização do culto anual.

«Num contexto difícil, o trabalho dos elementos da Comissão é um acto louvável e estou certo que os oliveirenses ficarão satisfeitos com o programa deste ano», afirma Ricardo Tavares, reforçando que «é uma vantagem grande para a Fundação La Salette contar com a experiência da Comissão de Festas».

O orçamento para 2001 é de 75 mil euros, a mesma verba dos últimos anos disponibilizada pela FLS mas Jorge Coelho garante que as despesas serão muito inferiores a esse montante sendo o dinheiro do peditório responsável por cobrir quase 70% dos gastos.

A religiosidade dos festejos assenta nas procissões das Velas e do Triunfo (dias 7 e 14) e na missa solene. O programa lúdico e desportivo dá destaque ao atletismo, logo no primeiro dia, a uma noite de fados, festival internacional de folclore, actuação de bandas filarmónicas e de grupos musicais.

Musicalmente o destaque vai para o cantor Rui Bandeira, na noite de 12 de Agosto.