Futuro dos Sistemas de Informação Geográfica debatido em Oliveira de Azeméis

Data: 17/11/2010

Uma centena de participantes assistiu hoje à comemoração do Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica «GIS Day» numa iniciativa que, segundo Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, «se apresentou enriquecedora na troca de experiências e no aumento de conhecimento».

«Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são uma ferramenta importante de planeamento ao serviço das autarquias», disse o autarca na abertura dos trabalhos.

Para Hermínio Loureiro, «os SIG são um instrumento precioso para quem tem de tomar decisões pelo que a autarquia tem vindo a apostar nestes encontros desde 2008».

O tema do «GIS Day 2010» centrou-se na reflexão sobre o passado, o presente e o futuro dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), uma temática «pertinente» na opinião de Hermínio Loureiro.

Segundo o autarca, «a reflexão sobre o passado e as vantagens actuais dos SIG ajudam a potenciar este instrumento no futuro».

Os trabalhos tiveram início com abordagens à evolução dos SIG em Portugal, a primeira incidindo sobre o Sistema Nacional de Informação Geográfica, uma infra-estrutura criada em 1990 que, através do seu geo-portal, permite pesquisar, visualizar e explorar a informação geográfica sobre o território nacional, produzida por entidades oficiais e privadas.

O encontro deu a conhecer ainda experiências ao nível dos SIG da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, do município de Cantanhede e da Portugal Telecom com o projecto «Terabytes de Mapas».

A última intervenção coube a Sandro Batista, representante da empresa ESRI, unidade pioneira na oferta de SIG em Portugal e que desenvolve a sua actividade no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de informação baseados em tecnologia SIG.

O «Gis Day» foi celebrado em 2008 e 2009 em 74 países de entre os quais Portugal, ao qual se associou o município de Oliveira de Azeméis. Este ano foi a terceira vez que a autarquia assinalou a data com o tema «Os SIG: Passado, presente e futuro», apostando na divulgação desta ferramenta tecnológica.

O GIS Day é um evento inserido na Geography Awareness Week que a National Geographic Society (EUA) promove desde 1987 com o objectivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas e comunidade científica e empresarial.

• Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, anunciou que a autarquia vai continuar a apostar na realização deste evento
  • Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis