Hermínio Loureiro aposta nas redes de água e saneamento

Data: 02/11/2009
Hermínio Loureiro tomando posse como presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
O primeiro mandato de Hermínio Loureiro como presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis será direccionado para o investimento nas áreas da distribuição de água e saneamento e da dinamização económica e atracção de investimento.

As prioridades – a que se juntará a política de contenção financeira da autarquia – foram as notas dominantes do discurso da tomada de posse do autarca que irá dirigir os destinos da autarquia nos próximos quatro anos.

Perante uma plateia que encheu o cine-teatro Caracas o novo autarca definiu bem o que serão os próximos quatro anos para «fazer de Oliveira de Azeméis um concelho mais moderno, mais equilibrado, mais justo e mais solidário».

«A distribuição de água e o saneamento básico serão a nossa primeira prioridade», disse Hermínio Loureiro, acrescentando ser necessário, nesta matéria, procurar «soluções integradas que sirvam as populações dando mais e melhor qualidade de vida a todos».

Nos eixos estratégicos para o município, o novo autarca destacou também a dinamização económica e a atracção de investimento que «serão uma prioridade fundamental para Oliveira de Azeméis».

«A geração de riqueza é um suporte para o bem-estar e qualidade de vida», justificou Hermínio Loureiro defendendo que «ninguém está dispensado de contribuir para o engrandecimento» do concelho que o autarca quer que seja «uma referência no Portugal moderno».

A situação financeira da autarquia estará nas preocupações da governação sendo objectivo de Hermínio Loureiro «continuar uma política de contenção sendo que, uma vez alcançado o equilíbrio, em nada alteraremos a nossa preocupação pelo rigor financeiro na gestão».

O presidente do município não esqueceu no seu discurso a atenção a dar aos mais idosos, aos mais desprotegidos e aos mais jovens, dando-lhes «razões de futuro».

«Queremos abrir um novo ciclo de cidadania em prol do nosso concelho», disse Hermínio Loureiro lembrando que «quem esquece os mais velhos, apaga a sua memória e, por isso, nunca podemos esquecer os idosos, aqueles que nos deram o carinho, partilharam experiências e trabalharam para chegarmos até aqui».

«Temos de privilegiar a cultura como parte integrante da política social e da política de educação e saber utilizar os nossos excelentes equipamentos culturais como meios de conquista de novos públicos e, acima de tudo, como instrumento ao serviço do desenvolvimento económico, particularmente do sector do turismo», sublinhou.

Hermínio Loureiro defendeu a projecção da imagem do município a nível nacional e internacional. «Temos pessoas que desempenham e se distinguem a nível nacional e internacional e que podemos e devemos aproveitar para projectar as nossas potencialidades naturais e humanas bem como para captar investimento», disse, mostrando-se confiante de que «vamos aumentar de forma significativa a nossa auto-estima e potenciar o orgulho e a alma oliveirense».

O novo autarca deixou bem claro que irá levar o mandato até ao fim. «Tenho como lema desempenhar as funções para as quais sou eleito até ao fim dos mandatos. Nunca gostei e continuo a não gostar de deixar nada, mesmo nada, a meio», sublinhou, garantindo aos demais autarcas que o concelho «nunca terá freguesias de primeira ou de segunda».
  • Tomada de posse de Hermínio Loureiro
  • O novo executivo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis